Presos na Penitenciária III de Hortolândia, na região de Campinas, no interior de São Paulo, fizeram uma rebelião na unidade prisional na manhã desta segunda-feira (24/11). Não houve feridos ou reféns.
Imagens obtidas pelo Metrópoles mostram grandes colunas de fumaça escura ultrapassando os muros da prisão, o que foi possível ver a quilômetros de distância. Hortolândia fica a 115 km de distância da capital.
4 imagens

Fechar modal.
1 de 4
Fumaça escura saída da Penitenciária III de Hortolândia pode ser vista a quilômetros de distância
Material cedido ao Metrópoles
2 de 4
Motorista que trafegava pela rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, ao lado da penitenciária, capturou em vídeo a coluna de fumaça advinda da rebelião
Material cedido ao Metrópoles
3 de 4
Coluna de fumaça saindo da Penitenciária III de Hortolândia, no interior de SP, onde presos fazem uma rebelião nesta segunda (24/11)
Material cedido ao Metrópoles
4 de 4
Penitenciária III de Hortolândia tem 1.277 presos, em um espaço com capacidade estimada para 700 reeducandos.
Reprodução/EPTV
Um motorista que transitava na rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, ao lado da penitenciária, gravou a fumaça que surgiu com a rebelião. Veja o vídeo:
Leia também
-
Em vídeo, Marcola revela como mediou rebelião e se tornou líder do PCC
-
Presos são mantidos sem roupas após rebelião em Franco da Rocha
-
SAP calcula prejuízos após rebelião em Franco da Rocha. Não há vítimas
-
Fogo em colchão e fugas: vídeo mostra simulação de rebelião em prisão
Apreensão de bebida alcoólica causou rebelião
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), os presos danificaram portas automatizadas de celas e atearam fogo em colchões e outros objetos. A rebelião teria sido uma resposta após policiais penais apreenderam bebida alcoólica artesanal.
Conforme a pasta, o “ato coletivo de indisciplina” foi controlado com o apoio da Célula de Intervenção Rápida (CIR). Os custodiados estão contidos pela CIR e os envolvidos serão transferidos para outros presídios paulistas.
O presídio agora “opera dentro dos padrões de segurança e disciplina”, informou a SAP.
A Penitenciária III de Hortolândia tem 1.277 presos, em um espaço com capacidade estimada para 700 reeducandos, segundo números oficiais da SAP atualizados em 19 de novembro.
A Polícia Militar (PM) e o helicóptero Águia teriam sido acionados. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) foi procurada para dar mais informações sobre o caso, mas não retornou até a publicação desta reportagem.
