Importante rodovia que circunda a Região Metropolitana de São Paulo, o trecho sul do Rodoanel Mário Covas amanheceu nesta quarta-feira (12/11) com tráfego interditado na altura do quilômetro 44, na região de Itapecerica da Serra, por uma suposta ameça de bomba.
Veja o mapa:
Mapa mostra a extensão do Rodoanel Mário Covas, que passa por 16 municípios da região metropolitana
Desde cerca das 5h30, um caminhão está atravessado na pista externa do trecho sul do Rodoanel. Segundo informações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o condutor do veículo informou ter sido vítima de um assalto seguido de sequestro.
O motorista está consciente e desorientado, envolto em fios de uma bomba caseira. Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram acionados para desarmar o possível artefato.
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Congestionamento ultrapassa os 10 km na manhã desta quarta (12/11)
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Motorista informou que foi sequestrado e obrigado a parar o caminhão
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Pista externa está interditada, mas pista interna também apresenta lentidão
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Artesp diz que ocorrência começou por volta das 5h45 da manhã desta quarta (12/11)
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Caminhão está atravessado no km 44 do Rodoanel, em Itapecerica da Serra
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O Rodoanel Mário Covas é um dos maiores projetos de transporte urbano do Brasil, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do governo federal. Com cerca de 176 quilômetros de extensão, sua construção iniciou em 1998 em quatro etapas: oeste, sul, leste e norte.
Além de São Paulo, a rodovia atravessa outros 16 municípios da Região Metropolitana. O trecho sul, afetado pela ocorrência desta manhã, tem 61,4 quilômetros de extensão, com início no trecho oeste e atravessando as cidades de Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires.
Outros trechos do Rodoanel
O trecho oeste, primeiro a ser inaugurado, em 2002, possui 32 quilômetros de extensão e é administrado pela CCR RodoAnel. O trecho interliga cinco das grandes 10 rodovias da Região Metropolitana — Régis Bittencurt, Raposo Tavares, Presidente Castelo Branco, Anhanguera e Bandeirantes.
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O trecho leste, com 43,5 quilômetros de extensão, interliga o município de Mauá até a rodovia Presidente Dutra em Arujá. Segundo o Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a inauguração do trecho atraiu sete novas indústrias para a cidade de Arujá e 33 para Itaquaquecetuba, no interior paulista.
Já o trecho norte, único ainda em construção, tem previsão para ser inaugurado em 2026. Com 44 quilômetros de extensão, o trecho conectará a região próxima ao Aeroporto Internacional de Guarulhos à Rodovia Presidente Dutra (BR-116), passando pelos municípios de Arujá, Guarulhos e São Paulo.
