Herdeiro do trono britânico, o príncipe William desembarcou em solo brasileiro nesta segunda-feira (3/11). É a primeira vez que o futuro rei do Reino Unido aterrissa no Brasil. Ele pousou no Rio de Janeiro, cidade eleita pelo integrante da família real para sediar a edição 2025 do Prêmio Earthshot. A cerimônia de premiação ocorrerá no Museu do Amanhã, na noite desta quarta-feira (5/11).
Leia também
-
Príncipe William no Brasil: membros da realeza que já visitaram o país
-
Jornal expõe motivo de Kate Middleton não vir ao Brasil com William
-
COP30: príncipe William representará rei Charles em reunião em Belém
-
Detalhes da viagem do príncipe William pelo Brasil são revelados
Ao longo da turnê oficial de três dias pela Cidade Maravilhosa, o príncipe William visitará pontos turísticos do Rio e projetos dedicados à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade, conforme anunciou o Palácio de Kensington. O próximo monarca britânico também marcará presença em eventos que têm vínculo com o Prêmio Earthshot e com programa United for Wildlife (Unidos pela Vida Selvagem, em tradução livre), da Royal Foundation.
5 imagens


Fechar modal.
1 de 5
Príncipe William virá ao Brasil para a edição do Prêmio Earthshot
Getty Images
2 de 5
O príncipe de Gales está com 42 anos
Jack Taylor/Getty Images
3 de 5
O príncipe William ao lado das ministras de Estado do Brasil, Sonia Guajajara e Marina Silva
Frank Augstein-WPA Pool/Getty Images
4 de 5
O príncipe fará uma turnê pelo Brasil em novembro
Chris Jackson/Getty Images for Kensington Palace
5 de 5
O príncipe William será o próximo rei do Reino Unido
Richard Pohle-WPA Pool/Getty Images
Por conta de o Brasil sediar a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as Mudanças Climáticas, mais conhecida como COP30, em Belém (PA), William viu como a oportunidade “perfeita” para o solo verde-amarelo receber a cerimônia de premiação do Prêmio Earthshot. A iniciativa foi criada pelo futuro rei britânico para condecorar projetos ambientais inovadores. Antes do Brasil, a África do Sul acolheu o evento.
Após participar da cerimônia de premiação do Prêmio Earthshot, William pousará no dia seguinte na capital paraense. O marido de Kate Middleton marcará presença na reunião da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30. Ele representará o pai, Charles III, no encontro. Em novembro do ano passado, o portal Daily Mail publicou sobre a vinda do herdeiro do trono ao Brasil. À época, uma fonte revelou que o príncipe de Gales estava “ansioso” para prestigiar o evento.
Em uma reunião no Palácio de St. James, William recebeu um presente de uma liderança indígena
Anúncio
Em abril deste ano, William anunciou, por meio de um vídeo, qual destino brasileiro iria receber a quinta cerimônia de premiação do Prêmio Earthshot. Na publicação, o príncipe William confessou a vinda para o Rio de Janeiro. Em conversa com a atriz Nomzamo Mbatha e o fotógrafo Robert Irwin, o próximo rei britânico exaltou a diversidade cultural e a riqueza ambiental do país sul-americano: “O Brasil abriga uma das maiores biodiversidades do planeta. É o lar da Amazônia.”
O príncipe William virá ao Brasil pela primeira vez
Rio de Janeiro
Poucos dias antes do príncipe William aterrissar no Rio de Janeiro, a cidade protagonizou as manchetes nacionais e internacionais em razão da Operação Contenção, deflagrada na última terça-feira (28/10), nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital carioca. Mais de 100 pessoas foram mortas, conforme dados divulgados pela Polícia Civil do estado.
Os portais internacionais de notícias Express, Daily Mail e The Mirror publicaram sobre a megaoperação no Rio de Janeiro e a definiram como “dia do terror”. Os tabloides ressaltaram o sentimento de “preocupação” e “temor” com relação à segurança do príncipe na cidade.
“Preocupações com a segurança do príncipe William antes da visita ao Earthshot após o ‘dia do terror’”, escreveu o Express no título. Já o Daily Mail noticiou: “Operação policial em favela brasileira deixa mais de 100 mortos em sangrenta ‘limpeza’ dias antes da visita do príncipe William“. O The Mirror frisou que a capital carioca está em uma “guerra entre gangues” momentos antes do herdeiro do trono chegar.
O herdeiro do trono britânico passará por dois estados brasileiros, sendo eles, Rio de Janeiro e Pará
Ao The Mirror, uma fonte que não quis se identificar confidenciou: “Com a chegada do príncipe William e outras autoridades ao Rio para a cerimônia [do Prêmio Eartshot], a segurança já estava reforçada. Mas, após o derramamento de sangue sem precedentes durante os violentos confrontos entre gangues, o governo [estadual] mobilizou milhares de policiais e militares”.
“Todos os olhares estarão voltados para o Rio enquanto William estiver lá, e há uma preocupação genuína de que a violência volte a eclodir durante sua estadia no Brasil”, salientou o informante.
De acordo com o Express e o The Mirror, as autoridades brasileiras reforçaram drasticamente as medidas de segurança antes da chegada do príncipe William ao Rio de Janeiro, após o devastador “dia do terror” na cidade.
Próximo monarca do Reino Unido, o príncipe William ficará por três dias na capital carioca
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
