Portal Estado do Acre Notícias

Príncipe William navega pela Baía de Guanabara e planta em manguezal

principe-william-navega-pela-baia-de-guanabara-e-planta-em-manguezal

Príncipe William navega pela Baía de Guanabara e planta em manguezal

Após o encontro com residentes da Ilha de Paquetá na manhã desta terça-feira (4/11), o príncipe William fez uma visita à área de manguezais de Guapimirim, gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na ocasião, o integrante da monarquia britânica conferiu os trabalhos de restauração desenvolvidos no local.

Leia também

Durante a agenda, o herdeiro do trono do Reino Unido se reuniu com representantes de comunidades da região que não têm medido esforços para fazer a limpeza e proteger as águas e a vida selvagem desse ecossistema. Detentor do título de príncipe de Gales, William colocou a mão no adubo ao plantar três mudas de mangue.

2 imagensFechar modal.1 de 2

Momentos do segundo dia de compromisso do herdeiro do trono

Nina Quintana/Metrópoles2 de 2

O príncipe William navegou pela Baía de Guanabara

Nina Quintana/Metrópoles

Após plantar as mudas no manguezal, o próximo soberano do Reino Unido recebeu aplausos. Quem ajudou o príncipe William na atividade foi a moradora da cidade de Guapimirim, Eugênia Maria dos Santos. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, ela salientou ser uma honra ajudá-lo na missão de preservar o meio ambiente.

Depois de seguir todos os comandos para plantar, ele aprendeu a respeito da preservação dos manguezais. O integrante da família real ficou por dentro dos projetos de pesquisa e de reflorestamento da região da Baía de Guanabara, considerada uma das mais relevantes baias costeiras do Brasil. Esse é o segundo dia da viagem do príncipe William pelo Brasil.

Veja, abaixo, momentos do príncipe William na Baía de Guanabara:

Em conversa com a imprensa, o presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires, declarou a respeito da importância do príncipe conhecer a Baía de Guanabara. Segundo o gestor, o herdeiro do trono conferiu “um trabalho muito forte de conservação dentro da área proteção ambiental Guapimirim, que sofreu uma degradação”. Em razão da atividade desenvolvida na região, esse impacto negativo tem sido “superado a partir do trabalho de restauração”.

“Nós temos ótimas experiências que podem ser úteis para outros países, por trabalhar com a comunidade, com engajamento social e também com os órgãos públicos dando apoio e assistência, como se realiza aqui no núcleo que cuida dessa área”, destacou o presidente do ICMBio.

Presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires

Veja o vídeo da entrevista concedida pelo presidente do ICMBio:

Atuação ambiental de William

Vale destacar que o príncipe William fundou o Prêmio Earthshot, em 2020, com o objetivo de encontrar e condecorar iniciativas inovadoras para problemas ambientais urgentes. No terceiro e penúltimo dia da viagem do herdeiro do trono britânico pelo Brasil, nesta quarta-feira (5/11), será a cerimônia de premiação, no Museu do Amanhã, em que cinco projetos ganharão 1 milhão de libras esterlinas, o equivalente a R$ 7 milhões.

Conforme anúncio do Palácio de Kensington divulgado dias antes do príncipe desembarcar na nação verde-amarela, o Brasil é o “país biologicamente mais diverso do mundo e que desempenha um papel fundamental no cenário global para proteger e restaurar recursos naturais e ecossistemas preciosos, incluindo mais da metade da Floresta Amazônica.”

“É um país rico em pessoas inovadoras e comunidades indígenas que estão na vanguarda do desenvolvimento de soluções que combinam ciência, tecnologia e o poder do meio ambiente para reduzir as emissões, limpar o ar e garantir que os ecossistemas permaneçam saudáveis, fortes e diversos”, frisaram no comunicado.

A turnê de William pelo Brasil termina nesta quinta-feira (6/11). Antes de voltar ao Reino Unido, ele irá ao Pará para representar o pai, o rei Charles III, na Cúpula de Líderes Mundiais da COP30.

O príncipe William está em turnê oficial pelo Brasil nesta semana

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Sair da versão mobile