Um dos compromissos da agenda do príncipe William durante a turnê pelo Rio de Janeiro é a Cúpula do Programa United for Wildlife, fundado pelo herdeiro do trono e pela Royal Foundation em 2013. No evento, que ocorrerá no Píer Mauá, na tarde desta terça-feira (4/11), o integrante da monarquia britânica irá discursar e fará um importante anúncio.
Leia também
-
Ele é carioca! Veja foto do príncipe William em bar no Rio de Janeiro
-
Príncipe William navega pela Baía de Guanabara e planta em manguezal
-
O que é o Prêmio Earthshot, que trouxe o príncipe William ao Brasil
-
Príncipe William conhece a Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara
Conforme comunicado emitido pelo Palácio de Kensington na noite desta segunda-feira (3/11), a alteza real irá confirmar uma nova parceria para os protetores da natureza em um discurso principal na quarta edição da Cúpula United for Wildlife, no Rio de Janeiro.
“A nova iniciativa para os povos indígenas e defensores ambientais indígenas no Brasil se baseará no sucesso do pacote de seguro para guardas florestais anunciado na África do Sul no ano passado, ampliando o compromisso do príncipe com aqueles que arriscam suas vidas para proteger a natureza”, frisaram na nota.
10 imagens



Fechar modal.

O príncipe William está em turnê oficial pelo Brasil nesta semana
Nina Quintana/Metrópoles
O futuro monarca do Reino Unido com crianças do Projeto Botinho, do Rio
Nina Quintana/Metrópoles
Momento em que o príncipe planta muda de mangue com Eugênia Maria dos Santos
Eduardo Anizelli/Imagem cedida ao Metrópoles
O próximo monarca do Reino Unido ficará no Brasil até quinta-feira (6/11)
Nina Quintana/Metrópoles
Príncipe William com os dirigentes dos times cariocas e o CEO do Maracanã
Nina Quintana/Metrópoles
O herdeiro do trono com a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq; e o cônsul-geral do Reino Unido no Rio, Anjoum Noorani
Nina Quintana/Metrópole
Antes de ir ao bar, o herdeiro do trono esteve na Praia de Copacabana
Nina Quintana/Metrópoles
William foi presenteado com a camisa da Seleção Brasileira
Nina Quintana/Metrópoles
O prefeito da Cidade Maravilhosa faz a entrega das chaves do Rio ao príncipe
Nina Quinatana/Metrópoles
O herdeiro do trono conheceu moradores da Ilha de Paquetá
Nina Quintana/Metrópoles
Quando esteve na Cidade do Cabo, na África do Sul, no ano passado para as edições do Prêmio Earthshot e da Cúpula United for Wildlife, o detentor do título de príncipe de Gales comunicou o início de um “pacote revolucionário” de apoio a guardas florestais e protetores da natureza em todo o continente.
“O pacote financeiro de cinco anos, em parceria com a Tusk Trust e a Game Ranger Association Africa, foi estabelecido para fornecer a 10 mil guardas florestais acesso a cobertura de seguro adequada, acessível e que inclua evacuação médica durante o serviço”, pontuaram na nota oficial.
O herdeiro do trono em visita ao manguezal
Um ano após colocar o programa em ação, o príncipe William alcançou mais da metade da meta, ao assegurar que mais de 6 mil guardas florestais em toda a África tenham acesso a essa cobertura de seguro de forma apropriada. Diante desse êxito, o futuro monarca do Reino Unido quer ampliar a iniciativa no Brasil.
“O compromisso do príncipe com os protetores da natureza está sendo ampliado com uma nova iniciativa para o Brasil, onde a Amazônia enfrenta as crises interligadas de destruição ambiental acelerada e aumento da violência contra as pessoas que trabalham para protegê-la”, ressaltou o palácio.
Segundo dados, o crime ambiental está avaliado em US$ 281 bilhões anualmente, valor que chega a R$ 1,5 trilhão. Pelas estimativas, 91% da perda da Floresta Amazônica tem ligação com as atividades ilegais.
Momentos do segundo dia de compromissos do príncipe William
“Aqueles que buscam combater esses crimes o fazem com grande risco pessoal. Milhares de pessoas que defendem a proteção ambiental na última década desapareceram ou perderam suas vidas, com as comunidades indígenas sendo desproporcionalmente alvo”, enfatizaram no texto.
Diante dos números preocupantes, o príncipe William declarou que os povos indígenas e as comunidades locais estão com a “vida em risco” por trabalharem em prol da proteção da natureza e enfrentarem ameaças nas terras em que vivem.
O integrante da monarquia britânica irá anunciar um projeto para a ajudar quem trabalha para proteger a Floresta Amazônica
“Se quisermos realmente enfrentar a crise climática e restaurar a natureza, devemos apoiar aqueles que a defendem. Com base no sucesso do nosso pacote de apoio aos guardas florestais, estamos ampliando isso com uma nova parceria para proteger e ajudar os defensores da linha de frente do Brasil”, argumentou o príncipe William.
William no Brasil
O príncipe está na Cidade Maravilhosa para a quinta cerimônia de premiação do Prêmio Earthshot, a ser realizada no Museu do Amanhã, nesta quarta-feira (5/11). Celebridades nacionais e internacionais participarão do evento descrito como Oscar da Sustentabilidade. No dia seguinte (6/11), ele desembarcará em Belém (PA), onde participará de uma reunião da COP30.
O príncipe William se encontrou com jovens da Geração Earthshot no Maracanã
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
