A produção de veículos no Brasil registrou uma leve queda em outubro deste ano, na comparação com os dados do mesmo período de 2024, de acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira (13/11) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Segundo o levantamento da entidade, foram produzidas 247,8 mil unidades de veículos no país em outubro, o que representou um recuo de 0,5% na comparação anual.
Em relação ao mês anterior, no entanto, houve alta de 1,8%. Os dados englobam carros de passeio, veículos utilitários leves, caminhões e ônibus.
No acumulado dos dez primeiros meses de 2025, segundo a Anfavea, foram produzidos 2,23 milhões de veículos, o que correspondeu a um aumento de 5,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Leia também
-
Depois de 40 dias, Toyota retoma produção de veículos híbridos em SP
-
China avisa montadoras brasileiras que retomará remessa de chips
-
“Colapso”: Anfavea vê risco de parar produção de veículos no Brasil
-
Faturamento, emprego e massa salarial da indústria recuam em setembro
Vendas
Ainda de acordo com os dados divulgados pela Anfavea, foram vendidos 260,7 mil veículos no Brasil em outubro deste ano, uma queda de 1,6% em relação ao mesmo período de 2024.
Na comparação com setembro de 2025, no entanto, as vendas aumentaram 7,2%.
No acumulado do ano até outubro, foram vendidos 2,17 milhões de veículos no país, o que representou um crescimento de 2,2% em relação ao mesmo período de 2024.
Exportações
Seguindo a Anfavea, o país registrou a exportação de 40,6 mil veículos no mês passado, com uma queda de 6,8% na comparação ano a ano.
Em relação a setembro deste ano, o recuo nas exportações de veículos foi ainda maior: 22,7%.
No acumulado de janeiro a outubro de 2025, o Brasil exportou 471,4 mil veículos, com alta de 43,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O principal destino das exportações brasileiras continua sendo a Argentina.
