Portal Estado do Acre Notícias

Professor de 92 anos realiza o desejo de rever alunos pela última vez

professor-de-92-anos-realiza-o-desejo-de-rever-alunos-pela-ultima-vez

Professor de 92 anos realiza o desejo de rever alunos pela última vez

Marco Faresin, de 92 anos, professor de história do Instituto Técnico e Econômico A. Fusinieri, em Vicenza, na Itália, expressou o desejo de rever seus antigos alunos da década de 1970. Felizmente, seu sonho se tornou realidade. No mês passado, ele se encontrou com 100 ex-alunos no jardim da Villa Lioy-Faresin, em Montegalda.

Leia também

“Vocês não imaginam a alegria que senti ao ver todos os meus ex-alunos reunidos”, revelou o professor ao jornal Il Resto del Carlino. “Alguns deles eu não via há mais de 50 anos, mas o que eles me deram foi inestimável. Meus dias estão contados, mas jamais esquecerei essa emoção.”

Durante quarenta anos, Faresin lecionou contabilidade, transmitindo aos seus alunos seu estilo de ensino singular e “valores essenciais para um homem íntegro”: ordem, clareza e precisão. Ele permaneceu fiel a esses princípios até mesmo ao reunir, em uma única noite, ex-alunos de diversas turmas da década de 1970.

Inicialmente, aqueles que ajudaram Faresin desistiram. Porém, graças ao entusiasmo de alguns amigos que se empenharam em recuperar contatos e números, o sonho se tornou realidade.

Encontro

Em 28 de setembro, a Villa Lioy (casa histórica comprada e restaurada por Faresin após seu retorno a Montegalda) foi transformada em uma sala de aula a céu aberto. Todos chegaram pontualmente para o encontro e, nem mesmo a garoa desanimou os alunos, que se emocionaram com a reunião.

Faresin acolheu seus “meninos”, perguntando nomes, sobrenomes e turmas. Ao falar sobre o momento, a emoção o dominou: “Revê-los me devolveu anos e forças”, disse o professor, chamando o encontro de “um dos dias mais felizes da minha vida”.

Sair da versão mobile