“So they tell me that you lookin’ for a girl like me”… Aos 49 anos, o professor e orientador Joel Marques (foto em destaque) viu sua vida tomar um rumo totalmente inesperado no início deste ano.
Após compartilhar vídeos de momentos simples de sua rotina, em que tomava cerveja e ouvia músicas de divas pop, ele viralizou nas redes sociais e agora acumula mais de dois milhões de seguidores em seus perfis nas redes sociais.
A coluna esteve no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 27 de Ceilândia para conversar com Joel, agora conhecido internacionalmente como “Divo”.
Com bom humor e carisma, ele recebeu a reportagem na sala onde desempenha a função de orientador, mas o que falou mesmo foi de seu trabalho fora do âmbito educacional: nas redes sociais.
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Nascido no Piauí (PI), registrado no Maranhão (MA) e morador do Distrito Federal (DF) desde 2007, Joel sempre foi adepto das redes sociais. Teve perfil no Orkut, onde participava de comunidades, teclava nos chats on-line e postava vez ou outra no Facebook.
No entanto, sua proximidade com a criação de conteúdo aflorou em 2020, na pandemia. Com o advento do TikTok, aplicativo criado para publicar vídeos curtos, ele, que até então atuava somente como orientador e professor da rede pública, decidiu começar a publicar vídeos.
“Eu vi o influenciador Carlinhos Maia e achei interessante porque ele é de lá daquela vilazinha de Penedo (AL), parecida com a minha cidadezinha também, das casinhas baixinhas de alvenaria, e eu pensava: ‘interessante, né?’ Uma pessoa que conseguiu conquistar o mundo, se tornou rei do Instagram. Aí eu pensei: eu também posso?”, lembrou.
5 imagens Fechar modal. 1 de 5 Joel já acumula dois milhões de seguidores em suas redes sociais
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
2 de 5 O professor agora é um influenciador conhecido internacionalmente
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3 de 5 Ele é reconhecido pelos fãs em todos os lugares que vai
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4 de 5 Joel fechou parceria com grandes marcas
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5 de 5 O professor afirma que está conseguindo conciliar as duas carreiras
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O primeiro viral
No primeiro vídeo que foi assistido por milhões de internautas, postado em 2021, Joel partiu uma jaca. “Eu partia a jaca e dizia: ‘Nossa, tá mole… não, tá dura’, e o pessoal fez memes com o áudio. Eu alcancei a marca de 13 mil seguidores e continuei postando”, detalhou.
Diferentemente do que Joel esperava, os vídeos não continuaram viralizando, mas ele continuou produzindo. No fim do ano passado, o cenário mudou.
“Eu postei um vídeo bem simples, bem caseiro, totalmente espontâneo. Eu tinha uma cerveja na geladeira, peguei um copo americano, coloquei um calção velho para lavar o carro e postei o vídeo cantando Obsessed, da Mariah Carey. Quando vi, já tinha 800 mil visualizações e os comentários eram os melhores”, sorriu.
O vídeo foi compartilhado e recompartilhado por semanas, ultrapassando a marca de dois milhões de visualizações. De lá para cá, os milhões se tornaram naturais na vida de Joel.
A cerveja, o limão e a música de alguma diva pop tocando ao fundo dos registros viraram marcas registradas do professor, agora também influenciador.
O reconhecimento
Com a chegada da fama, o professor precisou se desdobrar para conciliar o cargo de orientador, em Ceilândia, de professor, em Águas Lindas de Goiás (GO) e os vários e-mails o convidando para firmar parcerias.
Segundo ele, por enquanto, tudo está sob controle. “Eu procuro gravar e tomar (cerveja) somente aos finais de semana. Apesar de me veem bebendo todos os dias, eu só bebo no final de semana. Eu gravo os vídeos aos sábados e domingos e depois agendo as publicações para o restante da semana”, esclareceu.
Nos corredores da escola, nos becos de Ceilândia e nas ruas de todo o país, Joel virou celebridade. Enquanto era entrevistado pela coluna, os alunos, eufóricos, gritavam nas janelas das salas de aula. “Divo! Tira uma foto comigo?”, diziam.
Com a proibição do uso de celulares nas escolas, com base na Lei nº 15.100/2025, Joel diz que é sempre rigoroso quanto a retirada de fotografias no horário de aula. “peço para esperarem até o fim do turno e eles formam fila para fazer as fotos comigo”, brincou.
Rodeado pela fama
Joel foi inserido em um círculo que jamais imaginou. Confessou já ter sido republicado pelas divas pops que costuma cantar e por atrizes nacionais como Bruna Marquezine.
Além disso, tem firmado diversas parcerias com marcas locais e grandes empresas nacionais, sendo convidado até mesmo para presenças vips.
Assistiu ao show da Lady Gaga em Copacabana (RJ) a convite da marca da bebida que ama — e que o acompanha em todos os registros. “Fiquei tão perto da Diva (Lady Gaga) que consegui sentir o cheiro do perfume dela, vi até as veias do braço dela. Também fui para o show da Kety Perry em Brasília a convite da organização do show”, revelou.
Perguntado sobre a possibilidade de deixar a pedagogia de lado para focar na carreira de influenciador digital, Joel garantiu que, por enquanto,não vê necessidade.
“Nesta escola (Ceilândia) eu vou me aposentar daqui dois anos, então acredito que terei mais tempo para gravar os conteúdos do Divo”, brincou.
O influencer acredita que o motivo para tantas visualizações e curtidas é a espontaneidade. De acordo com ele, o homem que parece cantando, sorrindo e bebendo é exatamente quem ele é.
“O ‘Divo’ não é um personagem, aquele sou eu. Na verdade, eu sou mais eu nos vídeos do que aqui na escola, quando estou sério, nesta sala”, refletiu.
