O programa “Saúde Mais Perto do Cidadão – Restaurando Sorrisos” já atendeu 4.166 mulheres em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal. Desde março deste ano, foram realizados 27.877 procedimentos odontológicos gratuitos, ampliando o acesso à saúde bucal e promovendo qualidade de vida em diferentes regiões administrativas.
Na atual etapa, em Planaltina, a unidade móvel instalada ao lado da Administração Regional já atendeu mais de mil mulheres e fez 5.621 procedimentos desde 18 de agosto.
A estrutura permanecerá no local até o início de dezembro, oferecendo serviços que vão de consultas e limpezas a tratamentos mais complexos, como canal e próteses dentárias.
Com meta de alcançar 5 mil pacientes até o fim de 2025, o projeto é uma das principais ações itinerantes de saúde bucal do DF.
Leia também
-
Adultos com chupeta: dentista alerta sobre riscos à saúde bucal
-
Má saúde bucal pode causar dores e enxaqueca em mulheres, diz estudo
De acordo com o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde), Vinícius Medeiros, cada atendimento representa um passo na democratização da saúde e na reconstrução da dignidade.
“O Restaurando Sorrisos é muito mais do que um projeto de atendimento odontológico. É uma ação transformadora, que devolve autoestima, bem-estar e oportunidades a mulheres que enfrentaram situações muito difíceis e deixaram de sorrir por falta de acesso à saúde bucal”, destaca.
Antes de chegar a Planaltina, o projeto percorreu as regiões do Paranoá, Itapoã e Sobradinho, beneficiando outras 3 mil mulheres.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em uma unidade móvel moderna e equipada com consultórios, que contam com cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliares e assistentes sociais, garantindo acolhimento e atenção integral.
Veja imagens do atendimento:
Desde março deste ano, foram realizados 27.877 procedimentos odontológicos gratuitos, ampliando o acesso à saúde bucal e promovendo qualidade de vida em diferentes regiões administrativas
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Para participar, as interessadas devem comparecer ao local todas as segundas-feiras, das 9h às 16h, levando RG, CPF, cartão do SUS e comprovando inscrição no CadÚnico.
Realizado pelo IBSaúde e com apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, o programa é destinado exclusivamente para moradoras do DF.
