O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) anunciou, neste sábado (29/11), a data do ato de filiação da ex-deputada federal Manuela D’Ávila e a pré-candidatura dela ao Senado pelo Rio Grande do Sul, nas eleições de 2026.
A filiação ocorrerá, conforme o comunicado publicado nas redes sociais, no dia 9 de dezembro, em Porto Alegre (RS).
“Quero grandes transformações. Não me conformo que essa realidade de desigualdade seja o destino final da humanidade. […] Por isso decidi me filiar ao PSol”, escreveu Manuela.
A entrada dela no partido encerra meses de especulações sobre seu futuro político. Filiada ao PCdoB por mais de duas décadas, ela deixou a legenda em 2023 e vinha atuando como comunicadora e escritora, nos últimos anos.
Leia também
-
Parlamentares do PSol tentam parar derrubada de bosque em SP
-
Vereadora do PSol e ativistas confrontam bolsonaristas na PF
-
PSol protocola notícia-crime contra Flávio por incitação ao crime
-
Deputado do PSol quer mudar lema da bandeira do Brasil
Manuela D’Ávila já foi vereadora de Porto Alegre (RS), deputada federal por dois mandatos e deputada estadual.
Além disso, ela foi candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT) em 2018, quando Jair Bolsonaro (PL) ganhou a eleição.
Ela também já concorreu à prefeitura de Porto Alegre três vezes, sendo a última em 2020, quando perdeu no segundo turno para o atual prefeito, Sebastião Mello (MDB).
Com a filiação, o PSol busca fortalecer a presença no Rio Grande do Sul e ampliar o campo progressista para a disputa ao Senado, considerada uma das mais acirradas de 2026.
