MAIS

    Quaest: maioria defende GLO no RJ e enquadrar facções como terroristas

    Por

    Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3/10) mostra que 59% da população do estado do Rio de Janeiro apoia a implementação de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) pelo governo federal, assim como ocorreu em 2018, para o combate à violência no estado. O levantamento ocorre após a megaoperação nos complexos da Penha e Alemão, que resultou em 121 mortos na última terça-feira (28/10).

    Segundo a pesquisa, a PEC da Segurança Pública, proposta pelo governo federal, conta com o apoio de 52% dos entrevistados, enquanto 29% a desaprovam e 19% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.

    Outras medidas, como o uso de câmeras corporais pelos policiais, contam com o apoio de mais de 81% da população. A pena de morte para acusados de crimes graves também conta com aprovação da maioria, com 58%. No entanto, a frase “bandido bom é bandido morto” divide opiniões, com 51% a favor e 42% contrários.

    Legalizar as drogas não resolveria o problema da violência, de acordo com os moradores do estado. Outros 34% concordam com a legalização e 59% descordam.

    Punições mais rígidas 

    O levantamento evidenciou que 85% dos entrevistados apoiam o aumento da pena condenados por homicídio a mando de organizações criminosas. Apenas 10% se mostraram contrários à ideia. Sobre o debate de enquadrar organizações do crime organizado como grupos terroristas, 72% são favoráveis à medida.

    Já 72% dos moradores se posicionam contrários a medidas que flexibilizam e facilitam a compra e o porte de armas, enquanto 24% apoiam facilitar o meio.

    O levantamento foi realizado entre 30 e 31 de outubro e ouviu 1,5 mil pessoas com 16 anos ou mais de idade na cidade do Rio de Janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.