Alguns cães sem raça definida (SRD) ganharam apelidos fofos devido a características físicas. Um deles é o famoso “fiapo de manga”, que tem os pelinhos arrepiados. O cachorro Zeca pode até ser considerado um desses por algumas pessoas, mas para o tutor, na verdade, ele é do tipo “carrapato”.
Leia também
-
Em festa, hipopótamo-pigmeu mais velha do mundo comemora 52 anos
-
Seu cachorro precisa de adestramento? Saiba como treiná-lo em casa
-
Cachorros terapeutas levam amor para casas de acolhimento e hospitais
-
“Delegato” é apoio para vítimas que vão à delegacia da mulher em SP
Para quem nunca ouviu falar, esses são aqueles caninos que grudam nos seus humanos e praticamente não soltam para nada. Claro, os cães naturalmente já tem esse comportamento, mas no caso dos “carrapatos”, ele é ainda mais intensificado.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp

Mas afinal, quem é o Zeca? Um cãozinho do interior. Ele está acostumado a brincar na terra, correr atrás de gado e descansar entre os campos. Entre tantas tarefas árduas, a que ele mais gosta é acompanhar seu tutor para qualquer lugar: horta, passeio de trator e passadinha na cidade — com direito a look de camisa xadrez.
Como “Zecarrapato” ficou conhecido
Esse jeitinho de grude com o dono foi o que fez Zeca ficar famoso nas redes. No vídeo que viralizou, o cão fica triste ao ver seu tutor entrar em uma caminhonete e ir embora sem ele. Parado e cabisbaixo, Zeca permanece olhando para o homem, que segue na estrada de chão.
Em seguida, ele dá ré e abre a porta para o cachorro, que sai correndo e abanando o rabo feliz da vida. Todas essas imagens deixam claro que, para o “carrapato”, é inaceitável que seu humano faça qualquer coisa sem ele.

A publicação feita no perfil @zecadoagro, no Instagram, já soma mais de 660 mil visualizações e quase 2.500 comentários. “O coração dele parando quando a caminhonete parou. Eu não aguento!”, comentou uma internauta.
Em outro vídeo, que tem diversas cenas de Zeca, a legenda diz: “Eu não tenho carrapato…eu sou o carrapato”. Os posts sobre a rotina do cão com o tutor, sem dúvidas, conquistaram o público. “Gente, é surreal o quanto um cachorro vira uma paixão avassaladora, parece parte da gente!”, escreveu uma seguidora.
A paixão também é pelas voltinhas de carro
No perfil do cachorro, fica claro que ele é um amante de passeios de carro, principalmente se for ao lado do seu melhor amigo humano. De forma geral, esse já é um comportamento conhecido dos cães. De acordo com o Animal Hearted, existem alguns motivos que explicam por que eles ficam tão animados para pegar estrada.
Esses animais possuem cerca de 300 milhões de receptores olfativos. Em termos de comparação, os seres humanos possuem apenas 50 milhões. Ao estar em um veículo em movimento, eles sentem diferentes cheiros constantemente, o que proporciona uma experiência sensorial — por isso, inclusive, muitos gostam de ficar com a cabecinha para fora.

Além disso, estar dentro de um carro com a família é motivo de conforto e segurança para esses animais, já que esse se torna um território conhecido. Em alguns casos, eles chegam a latir para quem se aproxima, assim como fazem em casa.
O movimento também funciona como um “ativador” do instinto de caça. Com a velocidade e a mudança de paisagens, os cachorros sentem que estão acompanhando a matilha (família) em uma expedição. É uma sensação que proporciona euforia para eles.
