Osvaldo Nico Gonçalves, anunciado na noite desta sexta-feira (28/11) pelo governador Tarcísio de Freitas como novo secretário da Segurança Pública de São Paulo, é um dos delegados mais conhecidos do estado.
Ele, que tem 68 anos de idade, vai substituir Guilherme Derrite, que deixa o cargo na próxima semana para reassumir o mandato na Câmara dos Deputados.
10 imagens



Fechar modal.![]()
1 de 10
Guilherme Derrite e Osvaldo Nico Gonçalves
Divulgação/Governo de SP
2 de 10
Nico conversando com Derrite e Tarcísio
Governo do Estado de São Paulo
3 de 10
O delegado Osvaldo Nico Gonçales
Governo do Estado de São Paulo
4 de 10
A cúpula da Segurança Pública de SP
Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP
5 de 10
Delegado Nico diz que foragidos de caso Gritzbach estão no Rio
Leonardo Amaro/ Metrópoles
6 de 10
Delegado Osvaldo Nico Gonçalves, secretário de Segurança de SP
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
7 de 10
Delegado Nico disse que anulação de demissão em maio não mudava situação do irmão na Polícia Civil
Governo do Estado de São Paulo
8 de 10
O delegado está na Polícia Civil desde 1979, e ocupava o cargo de diretor do DOPE desde 2019.
9 de 10
Delegado Nico e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).
Governo do estado de São Paulo
10 de 10
Delegado Nico, novo delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo.
Reprodução/TV Gazeta
Atual secretário executivo da Pasta, Nico é formado em Direito desde 1989 e é especialista em Polícia Judiciária. Desde 2023, exerce funções estratégicas na SSP e será responsável por dar continuidade às políticas de combate ao crime organizado.
Ingressou na carreira policial como investigador de polícia, função para a qual foi habilitado em 1979. Até 1992, atuou como investigador em diversos departamentos da Polícia Civil, como DECAP, DHPP, DEIC, e GARRA.
Após concluir o curso de formação para delegado de polícia, em 1992, fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil, e foi o primeiro Delegado de Polícia Piloto do departamento.
Leia também
-
Governo de SP anuncia Osvaldo Nico Gonçalves como novo secretário da Segurança Pública
-
São Bernardo tem 180 dias para renomear ruas ligadas à ditadura em SP
-
Pai diz que viu madrasta esquartejar menina de 4 anos e ocultar corpo
-
Roubo de alianças: jovem é preso com joias e moto roubada em SP
Atuou na Delegacia de Polícia de Roubo a Bancos (DEIC) e, durante 12 anos, foi supervisor do Grupo Especial de Resgate (GER) no GARRA, comandando mais de 200 policiais civis.
Criou o Grupo Anti-Bombas, direcionado a esclarecimentos de crimes de ameaças, atentados, roubos ou detonação de explosivos, e o Grupo de Motos, ambos no GARRA.
Em 2005, ganhou fama pela atuação na prisão do zagueiro argentino Desábato, então jogador do Quilmes, quando ele fez ofensas racistas ao atacante Grafite, na época no São Paulo, em uma partida da Libertadores daquele ano.
Nico também participou das prisões do jornalista Pimenta Nevez, em 2011, do médico Roger Abdelmassih, em 2014 e de Maurício Hernández Norambuena, um dos sequestradores do publicitário Washington Olivetto no ano de 2001.
Em 2019, atuou como primeiro diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (DOPE). Em abril de 2022, foi nomeado Delegado Geral de Polícia, cargo máximo da Policia Civil do Estado. Desde janeiro de 2023, ocupava o cargo de secretário executivo na Secretaria Estadual da Segurança Pública.
Osvaldo Nico Gonçalves também é conhecido por ser proprietário de alguns bares e restaurantes na região do Ipiranga, na zona sul da capital paulista.
