A cidade de São Paulo foi eleita como a 18ª melhor do mundo em um ranking global elaborado pela consultoria Resonance, especializada em estratégia e marketing voltado a cidades. As três primeiras colocadas são Londres, Nova York e Paris (veja o top 20 abaixo).
No quesito vida noturna, a capital paulista alcançou a melhor classificação entre mais de 270 cidades analisadas pela pesquisa. Além de São Paulo, o Rio de Janeiro é outra capital brasileira que figura entre as 100 melhores cidades do mundo para se viver, visitar e investir. A Cidade Maravilhosa aparece na 42ª posição do ranking.
A pesquisa “World’s Best Cities 2026” analisou as principais cidades de áreas metropolitanas com populações superiores a 1 milhão de habitantes. Nesta edição, as cidades russas foram excluídas devido à invasão da Ucrânia. A metodologia avalia um total de 46 métricas divididas em três eixos principais.
Leia também
-
Guia britânico elege bairro de SP como o 3º mais legal do mundo
-
Ranking elege bairro da Liberdade um dos 25 melhores destinos do mundo
-
Rua do Terror: roubo de celular dispara em área de 200m na Barra Funda
Eixos da pesquisa
O primeiro é a “habitalidade”, que avalia questões como clima, qualidade do ar, espaços verdes, custo de vida e a acessibilidade para pedestres e bicicletas. Outro eixo é a “amabilidade”, que inclui informações sobre programação cultural, vida noturna e culinária, além do engajamento digital de moradores e visitantes em plataformas como Google, TikTok, Instagram e Facebook.
O terceiro tópico avaliado é a “prosperidade”, que mede o crescimento econômico e a atração de talentos profissionais. Os fatores incluem, ainda, a presença de grandes empresas, o ecossistema de startups, a conectividade aeroportuária e a reputação das universidades.
Ao todo, foram ouvidas cerca de 21 mil pessoas espalhadas em 31 países, que responderam a perguntas abertas sobre as cidades que gostariam de morar, visitar ou onde encontrariam as melhores oportunidades de emprego.
São Paulo
Na 18ª posição geral do ranking, São Paulo é conhecida pelos “museus a céu aberto e comunidades acolhedoras”, segundo o estudo. O relatório ainda afirma que a cidade está passando por um processo acelerado de urbanização.
A capital paulista se destaca no pilar de “amabilidade”, onde fica em 8º lugar, impulsionado especialmente pela vida noturna – nesse “subquesito”, a capital paulista está no topo da lista.
A pesquisa cita as regiões da Vila Madalena e Baixo Augusta como lugares “movimentados sete noites por semana”. Outro destaque está nas redes sociais: o relatório coloca São Paulo também no primeiro lugar global em relação ao fluxo de posts no Instagram.
Já a cena paulistana de restaurantes está entre as cinco melhores do mundo, assim como o setor de compras e shopping. Segundo o estudo, o trecho de luxo da Oscar Freire e os shoppings JK Iguatemi e Cidade Jardim continuam a atrair marcas globais.
A expansão da presença de fintechs em torno das avenidas Faria Lima e Berrini sinaliza um “apetite contínuo por investimento estrangeiro direto”, aponta o documento.
Top 10 cidades do mundo, segundo o ranking “World’s Best Cities 2026”
- Londres (Reino Unido)
- Nova York (EUA)
- Paris (França)
- Tóquio (Japão)
- Madri (Espanha)
- Singapura
- Roma (Itália)
- Dubai (Emirados Árabes Unidos)
- Berlim (Alemanha)
- Barcelona (Espanha)
- Sydney (Austrália)
- Los Angeles (USA)
- Seul (Coreia do Sul)
- Amsterdam (Holanda)
- Pequim (China)
- Xangai (China)
- Toronto (Canadá)
- São Paulo (Brasil)
- Hong Kong (China)
- Istambul (Turquia)
