MAIS

    Rivais acertam compra conjunta de estádio lendário do futebol mundial

    Por

    A Inter de Milão e o Milan assinaram o contrato de compra do Estádio San Siro e seus arredores para restauração. O acordo fechado com a prefeitura foi de 197 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão). O planejamento prevê o início das obras para 2027, com um investimento de 1,2 bilhão de euros (aproximadamente R$ 7,4 bilhões).

    “O estádio atenderá aos mais altos padrões internacionais e está destinado a se tornar um novo ícone arquitetônico para a cidade de Milão. Como parte do projeto, também será criado um novo centro de excelência, que refletirá a vocação esportiva e cultural”, afirmaram os times italianos.

    3 imagensLuka Modric atuando pelo MilanSan SiroFechar modal.1 de 3

    Inter de Milão

    Valerio Pennicino/Getty Images2 de 3

    Luka Modric atuando pelo Milan

    Fabrizio Carabelli/SOPA Images/LightRocket via Getty Images3 de 3

    San Siro

    Fabrizio Carabelli/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

    Apesar da rivalidade, os dois times compartilham o San Siro. Com ajuda dos bancos internacionais, Goldman Sachs e JP Morgan, as equipes uniram forças para reformar o estádio e fazer dele “um dos mais modernos da Europa”.

    Além do campo, esta compra abrange a chamada “Grande Função Urbana de San Siro”, com uma área de 281.000 metros quadrados. A nova capacidade para torcedores nas arquibancadas será de 71.500 e os clubes irão instalar um teto de isolamento acústico.

    Leia também

    Confira a nota dos clubes na íntegra:

    A FC Internazionale Milano e o AC Milan anunciam hoje a assinatura da escritura de compra e venda com a Prefeitura de Milão para a aquisição da Grande Função Urbana de San Siro, incluindo o Estádio Meazza e seus arredores.

    A construção do novo estádio e o projeto de regeneração urbana do bairro de San Siro representam um novo capítulo para a cidade de Milão e para ambos os clubes. Este marco estratégico reflete a ambição compartilhada da Inter e do AC Milan e de seus respectivos proprietários, fundos geridos pela Oaktree e pela RedBird, por sucesso esportivo a longo prazo e investimentos que agreguem valor e apoiem o crescimento sustentável dos clubes.

    Os clubes confiaram à Foster + Partners e à MANICA o projeto e desenvolvimento do novo estádio de padrão internacional e o plano diretor para a área circundante. O estádio atenderá aos mais altos padrões internacionais e está destinado a se tornar um novo ícone arquitetônico para a cidade de Milão. Como parte do projeto, também será criado um novo centro de excelência, que refletirá a vocação esportiva e cultural que define o bairro de San Siro e toda a cidade, ao mesmo tempo que redefinirá o espaço urbano por meio da inovação, sustentabilidade e acessibilidade.

    A transação, concluída por meio da Stadio San Siro SpA, contou com o apoio de um financiamento fornecido pelas instituições bancárias internacionais Goldman Sachs e JP Morgan, como co-líderes da operação, e pelos parceiros bancários dos clubes, Banco BPM e BPER Banca.