A canção popular e a literatura têm algum parentesco, garante o jornalista e escritor mineiro Humberto Werneck, há décadas radicado em São Paulo. Para ele, o samba e a crônica “são irmãos”.
O parentesco entre a música e a literatura é o tema do programa Roda de Samba deste domingo (16) ao meio-dia, na Rádio Nacional. O programa é produzido pela emissora e pela Agência Brasil.
Notícias relacionadas:
- Votação online do 16º Festival de Música da Rádio Nacional está aberta.
- EBC abre inscrições para vagas no Comitê Editorial e de Programação.
- Marina Silva é convidada da estreia de Brasil no Mundo, na TV Brasil.
“Tanto compositores populares como cronistas de texto são dois bichos apaixonados pela observação da vida, pela observação do cotidiano”, compara Humberto Werneck.
Humberto Werneck é autor, entre outros livros, de Viagem no país da crônica (editora Tinta da China), lançado este ano. Na obra, o escritor resenha a enorme produção dos principais cronistas brasileiros: Clarice Lispector, Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Rachel de Queiroz e Rubem Braga.
O escritor acredita que os dois “bichos” têm a rua como matéria-prima. “A crônica, alguém já disse, é um gênero a pé. Eu aplicaria isso também à música popular.” Para ele, compositores e cronistas “são capazes de apanhar uma aparente insignificância, às vezes, e transformar e revelar o que tem ali de perene, de duradouro.”
Não à toa, o Brasil tem grandes compositores que também são cronistas, como Aldir Blanc, Antonio Maria e Vinicius de Moraes; cronistas que são músicos, o caso do baterista Fernando Sabino e do saxofonista Luiz Fernando Veríssimo; e compositores que são chamados de cronistas ─ Ary Barroso, Geraldo Pereira, Noel Rosa e Wilson Baptista.
Escritores na roda
Iniciado em 2019, o Roda de Samba já conversou com outros escritores como Alberto Mussa, Manoel Herzog, Paulo Lins e Ruy Castro. Também foram ao ar pelo programa as últimas entrevistas de Monarco, João Donato e do crítico musical Zuza Homem de Melo.
O Roda de Samba vai ao ar todo domingo, ao meio-dia, nas 11 emissoras da Rádio Nacional, e é posteriormente distribuído na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O acervo do programa pode ser ouvido aqui.
Serviço
O que: programa Roda de Samba com o escritor Humberto Werneck
Quando: domingo, dia 16/11, ao meio-dia
Onde: na Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHz e FM 96,1 MHz), Rio de Janeiro (AM 1.130 KHz e FM 87,1 MHz), São Paulo (FM 87,1 MHz), São Luís (FM 93,7 MHz), da Amazônia (OC 11.780 kHz e 6.180 kHz), do Alto Solimões (FM 96,1 MHz), de Foz do Iguaçu (FM 90,1 MHz) e Recife (FM 87,1 MHz).


