MAIS

    Rui Costa: redução de tarifas dos EUA é resultado da atuação do governo

    Por

    O ministro da Casa Civil, Rui Costa, celebrou a redução das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos sobre produtos agrícolas. Em publicação nas redes sociais na noite dessa sexta-feira (14/11), o ministro classificou o ato como uma “vitória do Brasil”.

    “Os Estados Unidos anunciaram a retirada de taxas sobre diversos produtos brasileiros — uma decisão que reforça a força do nosso país no cenário internacional”, escreveu o ministro.

    Rui Costa destacou a atuação do governo brasileiro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para tentar derrubar o “tarifaço”. A ordem executiva assinada por Donald Trump reduz apenas a taxa adicional de 10% sobre produtos como o café, carne bovina, banana e açaí.

    “Essa conquista é resultado da atuação firme e estratégica do governo do presidente @LulaOficial , que segue defendendo a soberania e os interesses do Brasil em todas as mesas de negociação”, disse.

    🇧🇷✨ Vitória para o Brasil!

    Os Estados Unidos anunciaram a retirada de taxas sobre diversos produtos brasileiros — uma decisão que reforça a força do nosso país no cenário internacional.

    Essa conquista é resultado da atuação firme e estratégica do governo do presidente…

    — Rui Costa (@costa_rui) November 14, 2025

    Leia também

    No entanto, mesmo com a redução, o Brasil ainda continua entre os países mais atingidos pelas sobretaxas aplicadas pelo republicano. A ordem executiva assinada por Trump e divulgada pela Casa Branca reduz apenas a tarifa recíproca de 10%, imposta por ele em 2 de abril deste ano. A taxa adicional de 40%, no entanto, que foi oficializada no final de julho, segue valendo.

    Com isso, segundo nota técnica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 73,8% das exportações brasileiras para os EUA continuam sujeitas à tarifa adicional. Antes da revisão divulgada nesta sexta, o percentual alcançava 77,8%, abrangendo 6.037 produtos.

    A medida foi divulgada pela Casa Branca um dia após o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se encontrar com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

    A reunião ocorreu em meio às negociações para reduzir as tarifas de 50% impostas pelo governo Trump a produtos brasileiros. Ao sair da agenda, o chanceler brasileiro informou que o Brasil havia apresentado uma “proposta geral” para tratar do tarifaço.