Portal Estado do Acre Notícias

Saiba o que está em jogo nas Eliminatórias da Copa nesta Data Fifa

saiba-o-que-esta-em-jogo-nas-eliminatorias-da-copa-nesta-data-fifa

Saiba o que está em jogo nas Eliminatórias da Copa nesta Data Fifa

A Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá, pode conhecer mais algumas seleções classificadas nesta Data Fifa. Com o novo formato ampliado para 48 participantes, as Eliminatórias da Europa, Ásia e África ainda têm vagas a serem distribuídas para o Mundial.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Brasil está entre as equipes já classificadas para a Copa de 2026

Han Myung-Gu/Getty Images2 de 4

A Jordânia fará a sua estreia na Copa do Mundo

Reprodução/ X @JordanFA3 de 4

Inglaterra também já está garantida no Mundial

Eddie Keogh – The FA/The FA via Getty Images4 de 4

Espanha também está próxima de garantir uma vaga na Copa do Mundo

Evrim Aydin/Anadolu via Getty Images

Eliminatórias Europeias

Na UEFA, a rodada promete fortes emoções com seleções tradicionais em campo. A Inglaterra enfrenta a Sérvia, enquanto França e Ucrânia protagonizam um duelo que pode mexer diretamente nas primeiras posições do grupo. A Itália, por sua vez, visita a Moldávia buscando manter a regularidade, e Portugal encara a República da Irlanda em mais um teste importante rumo à classificação.

Outros confrontos incluem Azerbaijão contra Islândia, Armênia diante da Hungria, Noruega enfrentando a Estônia e Albânia visitando Andorra.

Na Europa, apenas a Inglaterra confirmou presença  no Mundial até o momento, mantendo o continente mais tradicional do futebol como o único ainda em plena disputa pelas vagas restantes. França, Polônia, Itália e Noruega fazem jogos decisivos em busca de uma vaga no Mundial ainda nesta Data Fifa.

Eliminatórias Asiáticas

Na Ásia, segue o clima de decisão na quinta fase das Eliminatórias. Emirados Árabes Unidos e Iraque duelam no primeiro jogo do confronto direto que pode definir mais uma seleção rumo ao Mundial na América do Norte. As duas seleções entram em campo sabendo da responsabilidade: qualquer detalhe pode pesar no resultado final.

O processo eliminatório encaminhou um cenário praticamente definido, com Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália, Catar e Arábia Saudita já confirmados na Copa do Mundo.

Eliminatórias Africanas

Na África, a torcida também vai acompanhar grandes confrontos eliminatórios. Os playoffs da CAF seguem com dois jogos fundamentais: Nigéria enfrenta o Gabão, enquanto Camarões e República Democrática do Congo se encontram em uma partida marcada por muita rivalidade.

Quem avançar nesses confrontos se aproxima ainda mais do sonho do Mundial, tornando o clima de pressão inevitável.

Entre as seleções já garantidas na Copa, a geração talentosa de Marrocos se junta a outras grandes forças do continente como Senegal, Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Costa do Marfim, Cabo Verde e África do Sul.

A situação em cada continente

América do Sul – seis classificadas: Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai.
Repescagem mundial: Bolívia.

Oceania – uma classificada: Nova Zelândia.
Repescagem mundial: Nova Caledônia.

Europa– uma classificada: Inglaterra.
39 seleções disputam 15 vagas abertas: Alemanha, Eslováquia, Irlanda do Norte, Suíça, Kosovo, Eslovênia, Suécia, Dinamarca, Escócia, França, Ucrânia, Islândia, Azerbaijão, Espanha, Turquia, Geórgia, Portugal, Hungria, Irlanda, Armênia, Holanda, Polônia, Finlândia, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Romênia, San Marino, Noruega, Itália, Israel, Moldávia, Bélgica, Macedônia do Norte, País de Gales, Albânia, Sérvia, Croácia, República Tcheca e Ilhas Faroe.

África – nove classificadas: Senegal, Costa do Marfim, África do Sul, Cabo Verde, Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia.
Repescagem continental: Camarões, Congo, Gabão e Nigéria.

Ásia – oito classificadas: Arábia Saudita, Catar, Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão, Jordânia e Austrália.
Repescagem continental: Emirados Árabes Unidos e Iraque.

América do Norte – três classificadas: Canadá, Estados Unidos e México (anfitriões).
11 seleções disputam três vagas: Suriname, Panamá, El Salvador, Guatemala, Curaçao, Jamaica, Trinidad e Tobago, Honduras, Costa Rica, Haiti e Nicarágua.

Sair da versão mobile