A cidade de São Paulo foi reconhecida pela Unesco com o título de Cidade Criativa na categoria de Cinema, consolidando a capital paulista como um dos principais polos do audiovisual na América Latina.
O título foi concedido a partir da candidatura feita pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) e a SPCine.
Leia também
-
Pesquisadores de SP e da Alemanha criam carne com farinha de girassol
-
MPSP realiza operação contra falsificação de bebidas alcoólicas em SP
-
Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda têm circulação alterada. Saiba quando
-
Inmet alerta para queda de granizo em SP nesta 4ª (5/11). Veja horário
Ao integrar a rede de Cidades Criativas da Unesco, a capital amplia a possibilidade de parcerias, investimentos, geração de empregos e fortalecimento do turismo cultural.
A escolha da cidade foi feita pelo Comitê de Seleção do governo federal, composto pelo Ministério da Cultura, do Turismo e pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco. No total, 23 cidades tiveram suas propostas consideradas.
“A inovação que conquistou o título não está apenas na tecnologia, mas na forma como São Paulo se relaciona com seus territórios e públicos. Sessões azuis, para pessoas autistas, programações para idosos, mães ou eventos pet friendly são exemplos de um audiovisual vivo, que escuta, acolhe e transforma”, afirma o diretor de Inovações da SPCine, Emiliano Zapata.
Cidades Criativas da Unesco
A Rede Cidades Criativas da Unesco foi criada em 2004 para identificar e promover a cooperação internacional entre cidades que valorizam estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável.
O órgão abrange sete áreas criativas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. Atualmente, a rede conta com 246 cidades e 14 dessas são brasileiras.
