Portal Estado do Acre Notícias

São Paulo tem 24 quedas de árvores e alerta severo para temporais

sao-paulo-tem-24-quedas-de-arvores-e-alerta-severo-para-temporais

São Paulo tem 24 quedas de árvores e alerta severo para temporais

O Corpo de Bombeiros registrou, na madrugada e manhã deste sábado (8/11), 24 chamados para quedas de árvores na capital e na região metropolitana de São Paulo. A corporação também atendeu três ocorrências de desabamento e desmoronamento no período.

Na noite dessa sexta-feira (7/11), a Defesa Civil emitiu um alerta severo para a formação de fortes temporais e rajadas de vento extremas, devido à passagem de um ciclone extratropical pela costa da região Sudeste do país. O aviso vale para todas as regiões do estado.

Um gabinete de crise começou a ser mobilizado neste sábado, apontado pelas autoridades como o dia de maior risco.

O grupo reunirá a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), concessionárias de energia e gás, além de equipes municipais.

Os órgãos estarão concentrados no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), na cidade de São Paulo, monitorando a evolução das chuvas e prestando apoio imediato em caso de desastres.

Leia também

O que fazer durante um temporal

Frente fria em SP

Após a passagem de uma frente fria durante a madrugada, que provocou chuva forte e rápida, além de fortes rajadas de vento, a manhã deste sábado começa com tempo chuvoso na capital paulista.

Os radares meteorológicos do CGE mostram que a média da temperatura mínima da madrugada foi de 17°C.

No decorrer do dia, o tempo continua instável. Segundo o órgão, haverá perí odos com aberturas de sol até o fim da manhã. A tarde começa com sol entre muitas nuvens, e sensação de calor. Há potencial para chuvas rápidas e isoladas.

O GCE alerta para as rajadas de vento que podem superar os 80 Km/h em alguns momentos. Durante a noite, os ventos passam a soprar do quadrante sul, o que vai diminuir a temperatura.

Em Santos, no litoral paulista, o tempo chuvoso será acompanhado pelo calor que deve chegar a 33ºC neste sábado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é muitas nuvens, pancadas de chuva e chuva e queda de granizo.

Os ventos costeiros e as tempestades colocam a Baixada Santista em estado de grande perigo. O tempo deve se estabilizar no domingo (9/11), com uma queda considerável na temperatura — a máxima prevista é de 23ºC.

O cenário será parecido em Campinas, no interior de São Paulo, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas que devem seguir ao longo deste sábado. A temperatura máxima será menor, de 26ºC. O tempo também deve firmar no domingo, com uma queda leve de temperatura e poucas nuvens.

Sair da versão mobile