MAIS

    Segundo dia de provas do Enem 2025 teve abstenção de 30%, diz Inep

    Por

    O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste domingo (16/11), registrou 30% de abstenção, segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    O percentual ficou acima do verificado no primeiro dia de prova, no domingo passado (9/11), quando o índice foi de 27% dos inscritos, segundo informou o ministro da Educação, Camilo Santana.

    Camilo reafirmou que foi um ano sem intercorrência na realização do vestibular e, que lidou com somente alguns problemas pontuais relacionados a falta de energia, onde os alunos poderão solicitar para fazer a reaplicação da prova.

    Ao todo, 4,8 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem deste ano.

    O que caiu no segundo dia de provas

    O segundo dia do Enem 2025 contou com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática, todas conectando conceitos acadêmicos a situações do cotidiano.

    Entre os temas de destaque estiveram o lagarto do deserto dos EUA que produz hormônio usado no desenvolvimento do Ozempic; mudanças climáticas e remoção de CO₂ da atmosfera; etapas de produção de vacinas; descarte de hormônios no solo; poluição por óleo nos oceanos; fenômenos físicos ilustrados em tirinhas da Turma da Mônica e comparações entre a produção de plástico a partir do petróleo e de reciclagem.

    Em Matemática, os candidatos enfrentaram questões sobre rendimento de gás natural veicular (GNV) e gasolina; proporções em jogos digitais; velocidade média baseada nos recordes de Usain Bolt; economia de água em vasos sanitários; além de problemas envolvendo estatística; probabilidade; porcentagem, funções; trigonometria; geometria espacial; logaritmos e análise de gráficos e sempre contextualizados em situações práticas do dia a dia.

    O Enem 2025 foi aplicado em 1.804 municípios. Algumas cidades do Pará — Belém, Ananindeua e Marituba — terão datas diferentes devido à COP30. Em Rio Bonito do Iguaçu (PR), as provas serão aplicadas em dezembro devido aos danos provocados por um tornado recentemente.

    O MEC reforçou que o resultado final do exame deve ser divulgado no início de 2026.