Pequena no tamanho, mas enorme nos benefícios, uma semente bastante comum na alimentação vem ganhando destaque quando o assunto é saúde intestinal. Com cerca de 10% de fibras em sua composição, o gergelim atua como um verdadeiro aliado do bom funcionamento do intestino.
Leia também
-
Chia: saiba quais são os benefícios de comer a semente todos os dias
-
Nutri aponta semente para comer com ovos e potencializar os benefícios
-
Semente rica em ferro é fonte de proteína e melhora saúde do intestino
-
Semente rica em ferro atua no controle do colesterol e fortalece ossos
Segundo o coloproctologista Danilo Munhóz, as fibras presentes no gergelim aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, ajudando a prevenir a constipação — um dos principais gatilhos para problemas como hemorroidas.
“Essas fibras também têm efeito prebiótico, ou seja, servem de alimento para as bactérias boas do intestino, o que favorece o equilíbrio da microbiota e reduz inflamações silenciosas”, explica o médico ao Metrópoles.

Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Para quem busca regularidade e conforto, incluir essa semente na alimentação diária pode ser uma estratégia simples e eficaz. Além do efeito sobre o intestino, o gergelim é rico em minerais como cálcio, magnésio e ferro, e contém antioxidantes naturais, como a vitamina E e as lignanas, que ajudam a proteger o organismo contra o estresse oxidativo.
Outro ponto positivo é que, por reunir fibras e gorduras boas, aumenta a saciedade e auxilia no controle do apetite e do peso — fatores que influenciam o equilíbrio intestinal.
O gergelim pode ser consumida de várias formas: salpicado em saladas, misturado a iogurtes, incorporado em massas ou na forma de tahine.



O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória
Getty Images
Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais
Getty Images
Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável
Getty Images
Praticar atividade física é essencial
Getty Images
Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz
Getty Images
O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono
Getty Images
Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias
Getty Images
Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado
Getty Images
O coloproctologista Danilo Munhóz lembra que o segredo está na constância e no equilíbrio. “Pequenas escolhas no dia a dia podem fazer grande diferença para o intestino e para a saúde com um todo”, reforça.





