A Polícia Civil de São Paulo realiza, nesta sexta-feira (7/11), uma operação para desarticular uma associação criminosa responsável por aplicar golpes virtuais do tipo “falso relacionamento”. O grupo fez vítimas em diversas regiões do estado.
O delegado Rafael Guerreiro Galvão afirma que a Operação Lyncon Brown cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo, Mogi das Cruzes e Suzano.
As investigações começaram após o registro de um caso em Pirapozinho, no interior paulista, em que uma vítima relatou ter sido enganada por um homem que se apresentava nas redes sociais sob o nome de “Lyncon Brown”, suposto estrangeiro residente em Damasco, na Síria. O golpista construiu um relacionamento virtual com a vítima e a induziu a realizar transferências bancárias no valor total de R$ 25.200,00, sob o pretexto de liberar bens e encomendas enviadas como presentes par a vítima.
Leia também
-
TRE aceita recurso de Marçal e rejeita ação que o torna inelegível
-
Ex-deputado Paulo Frateschi tem velório aberto ao público nesta sexta
-
De Bolsa Família a BPC: veja golpes mais comuns aplicados nas redes
-
Frente fria ou calor extremo? Como fica o tempo em SP no fim de semana
Durante a apuração, foram identificados quatro suspeitos — três mulheres e um homem — que seriam responsáveis pela logística financeira do golpe.
As quebras de sigilos bancário e telefônico demonstraram a movimentação e distribuição dos valores que vinham do golpe entre contas vinculadas aos investigados, configurando indícios de associação criminosa e lavagem de dinheiro.
