Depois de uma programação intensa e cheia de estilo nos últimos cinco dias, a edição de estreia do Metrópoles Catwalk chegou ao fim nesta sexta-feira (7/11). O dia abriu com as três exposições de moda, além de uma roda de conversa sobre consultoria de imagem. O gran finale ficou por conta dos três blocos de desfiles que encerraram na sexta. Realizada no foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional Claudio Santoro, a primeira edição – com entrada franca e aberta ao público– confirmou a potência do evento e o sucesso do mercado de moda em Brasília.
Vem saber como foi o dia final do evento!

Última rodada de desfiles
Entre os cinco dias de evento, três encerraram com os aguardados blocos de desfiles de moda. Nesse período, importantes nomes da moda nacional, talentos locais de destaque e modelos renomadas a nível internacional cruzaram a passarela do Metrópoles Catwalk.
Leia também
-
Sun Rose e Dane-se fecham desfiles desta quinta no Metrópoles Catwalk
-
Miwa e Amek cruzam a passarela do Metrópoles Catwalk
-
Lago e Veertien brilham em desfile do Metrópoles Catwalk
-
Aluf e Maria cativam Metrópoles Catwalk em desfile com Isabeli Fontana
Na última rodada de desfiles, nesta sexta-feira (7/11), foi a vez de Le Blog (de São Paulo, a convite da multimarcas Hills), Telaio, Bernardo Rostand, Sergio Calado, Biruta e Louback. Transmitidos ao vivo, os fashion shows gravados estão disponíveis no canal Metrópoles Entretê, no YouTube.



Cada marca trouxe à passarela sua própria essência. A Le Blog evidenciou sua moda versátil que vai do dia a dia à festa, enquanto a Telaio explorou sua brasilidade que conversa também com a influência das culturas ao redor do globo.
Bernardo Rostand abordou um olhar ao clássico e ao idílico. Sergio Calado, por sua vez, analisou a relação do ser humano com o trabalho.
No desfile da Biruta, o destaque foi para a coleção dedicada aos festejos de fim de ano. Já na Louback, a atemporalidade característica da marca foi a protagonista.



Roda de conversa sobre consultoria de imagem
Na última roda de conversa do evento, Helô Drummond, Daniela Kniggendorf e Renata Cotrim, à frente do Projeto Estilo A3, abordaram o universo da consultoria de imagem, em um bate-papo mediado por Bianca Tôrres, repórter da Coluna Ilca Maria Estevão. Segundo elas, é comum que as pessoas achem que trata-se de um trabalho sobre estilo ou tendências de moda, quando, na verdade, é uma ferramenta de comunicação para o dia a dia.
Não à toa, as consultoras contaram que muitas clientes que a procuram estão em algum ponto de virada na vida: seja no pós parto, sejam aquelas que estão buscando uma promoção no trabalho, para citar alguns exemplos. Além disso, na visão delas, houve um aumento na demanda após a pandemia de Covid-19, evidenciando a importância da formação técnica, já que muitas pessoas que produzem conteúdo sobre o tema nas redes sociais não dominam o conhecimento necessário.



Exposições
Expostas ao longo de todo o evento, três mostras mesclam moda e arte. Entre elas, Redefinindo Curvas, com roupas que, por meio de desníveis, texturas e assimetrias, abordam a batalha da estilista Júlia Theóphilo contra a escoliose. A designer, vale destacar, foi vencedora do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores.
Guto Carvalhoneto, um dos estilistas nacionais que levaram suas criações à passarela do Metrópoles Catwalk, explorou técnicas, materiais e processos que ajudaram a definir a evolução do processo criativo em seu ateliê na mostra Construção. Em Corpo-Objeto, acessórios traduzem os olhares das etiquetas Mon Pair, Barbarah, Studio Drèa e Mil Linhas.



Programação do Metrópoles Catwalk
Um prato cheio para o público entusiasta da moda, o Metrópoles Catwalk movimentou o mercado fashion de Brasília e do país com desfiles, exposições, rodas de conversa e workshops de 3 a 7 de novembro, no foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional Claudio Santoro. Renomadas grifes locais e nacionais apresentaram coleções na passarela do evento, com 70 talentos, incluindo 40 talentos da cidade.
Entre as grifes nacionais, as etiquetas Guto Carvalhoneto, Aluf (de Ana Luisa Fernandes), Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço, que se apresentaram a convite das multimarcas brasilienses Quadra, Maria, Jeté e Magrella. No elenco da noite que abriu os desfiles, a passarela teve a presença de modelos brasileiras com bagagem internacional, a exemplo de Isabeli Fontana, Caroline Trentini, Thai de Melo Bufrem, Cássia Ávila, entre outras.
Realizado pelo Instituto Inbras, em parceria com o Metrópoles e com apoio da Secretaria de Turismo, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e do Banco BRB, o Metrópoles Catwalk marca um dos primeiros grandes acontecimentos a ocupar o Teatro Nacional desde sua reabertura.
