A novela Vale Tudo acabou, mas as tretas dos bastidores continuam. Taís Araújo, que interpretou a protagonista Raquel, e a autora Manuela Dias, discordaram abertamente sobre os rumos da trama e, pelo visto, levaram essa discussão para o alto escalão da Globo.
Leia também
-
Tremembé rende tantas fofocas que poderia ter muitas novas temporadas
-
Saiba os bastidores do cancelamento de Ariana Grande no Brasil
-
Rainha de bateria explica ausência de calcinha após causar revolta
-
Saiba atual situação de Maria Gladys após sumiço e flagra em bar
Segundo apuração do colunista Gabriel Vaquer, do F5, Taís Araújo registrou uma denúncia contra a autora Manuela Dias no setor de Compliance da emissora. A atriz chegou a procurar Manuela Dias para falar sobre os rumos de Raquel e as duas discutiram. Ainda de acordo com o F5, Taís também reclamou que sua personagem vinha perdendo espaço na novela.
Este colunista do Metrópoles apurou alguns bastidores dessa confusão, e traz os detalhes agora.
De acordo com fontes da coluna, a revolta de Manuela Dias com Taís Araújo explodiu após a entrevista que a atriz concedeu à QUEM, publicada no dia 27 de agosto. A atriz e a autora já haviam conversado sobre suas discordâncias e Manuela acreditava que o assunto se encerraria ali, sendo pega de surpresa com as falas públicas de incômodo de Taís e a enxurrada de críticas que surgiram depois.
De acordo com o F5, e confirmado por apuração deste colunista, Manuela ficou extremamente incomodada por Taís Araújo ter levantado a questão racial. A autora, que é bastante engajada em pautas raciais, escreveu o filme Malês, lançado em outubro, sobre a Revolta dos Malês – maior levante de pessoas escravizadas da história do Brasil.
O rompimento entre elas, que já havia acontecido numa conversa, mas que se tornou radical a partir do momento da entrevista, se tornou público – inclusive para parte da equipe e do elenco – que se surpreendeu com as falas de Taís Araújo, já que a atriz nunca lidou com o assunto como “fofoquinha” entre colegas.
Inclusive, segundo fontes, este foi o diferencial de Taís e Manuela na desavença. Enquanto a atriz agiu diante do descontentamento, sem deixar o assunto virar “fofoquinha”, a autora não fez questão alguma de deixar bastante evidente que havia ficado com “birra” do tema.



Taís Araújo, de Vale Tudo
Reprodução/Instagram
Ivan (Renato Góes) e Raquel (Taís Araujo) se casam no último capítulo de Vale Tudo
Reprodução/Globo
A atriz Taís Araújo
Reprodução/Internet.
Manuela Dias e Taís Araújo.
Reprodução/Internet.
Taís Araújo, a partir deste momento, decidiu não abordar mais o seu incômodo com Vale Tudo publicamente.
A atriz, inclusive, mesmo na reta final da novela e com toda a repercussão em cima dos desfechos, optou, de forma simpática e discreta, por não falar do remake em conversa com a imprensa, no lançamento de outro trabalho dela, “Reencarne”, do Globoplay.
Se por um lado Taís adotou a tal “postura simpática” de não falar mais sobre a polêmica com jornalistas, Manuela Dias, bem mais radical, simplesmente resolveu fugir da imprensa. Este colunista, por exemplo, encontrou a autora em duas ocasiões em uma semana, e ela simplesmente fingiu não ver ou ouvir as tentativas de entrevistas.
Taís e parte do elenco encerraram Vale Tudo com uma festa entre eles, e depois viajaram para compromissos.
Manuela fez questão, ela mesma, de reunir apenas pessoas de sua confiança em um evento para assistir ao último capítulo. A protagonista, segundo fontes, sequer foi convidada.
Procurada pela coluna para comentar a denúncia no Compliance, a equipe de Taís Araújo informou que não falaria sobre o assunto. Manuela Dias não respondeu. A Globo também foi acionada, mas ainda não retornou sobre o tema.
Renato Góes comenta a treta:
Mais detalhes da treta
A apuração do F5 conta que desde a discussão em agosto, Taís Araújo e Manuela Dias não mantêm contato. Pessoas próximas a Taís afirmam que ela não guarda mágoa pessoal da autora e que sua intenção é promover mudanças internas na emissora sobre a forma de retratar personagens negros nas novelas.
O atrito entre as duas ocorreu antes da entrevista de Taís à revista Quem, em agosto, na qual ela revelou publicamente sua insatisfação com os rumos da personagem. A fala teria desagradado Manuela, que então registrou sua própria queixa contra a atriz no compliance da Globo, alegando quebra do código ético da empresa.
Manuela Dias discordou das críticas e, após o episódio, Taís levou o caso ao compliance da Globo, com o objetivo, segundo fontes, de contribuir para o debate sobre a representação de pessoas negras nas produções da emissora.
Ainda segundo o F5, a atriz também reclamou que sua personagem vinha perdendo espaço na novela. Em setembro, o veículo apontou que Raquel aparecia em poucas cenas, muitas delas ligadas a ações de merchandising.



