Decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) mostram mais um avanço significativo nas ações referentes à família Bolsonaro.
Eduardo Bolsonaro Vira Réu por Coação à Justiça
A Primeira Turma do STF formou maioria para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Ele passa a ser réu no processo por coação de justiça.
A acusação detalha que o deputado articulou nos Estados Unidos a aplicação de sanções, como tarifas de exportação e suspensão de vistos a autoridades brasileiras, com o objetivo de obstruir o processo judicial que condenou seu pai e outros envolvidos.
Risco Imediato de Prisão para o Ex-Presidente
O julgamento dos últimos recursos (embargos de declaração) apresentados pela defesa de Jair Bolsonaro e de outros condenados no STF, realizado em plenário virtual, foi concluído com placar de 4 votos a 0 pela rejeição.
O resultado representa o esgotamento de recursos nesse estágio processual. A publicação oficial da decisão, prevista para o início da próxima semana, permitirá ao ministro relator expedir o mandado de prisão para que o ex-presidente comece a cumprir a pena em regime fechado.
Contexto Político: Ditadura e Apologia à Violência
O histórico de Jair Bolsonaro inclui a citação e homenagem ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, torturador condenado pela Justiça, durante seu voto no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Recentemente, a postura de figuras políticas ligadas a esse espectro, como a deputada Júlia Zanata, ao utilizar imagens com fuzis em suas redes sociais (“trono de fuzis”), levanta o debate sobre a apologia à violência e o discurso que minimiza crimes da ditadura.
Entenda em detalhes:
