Foi anunciado nesta terça-feira (17/11) o tema do Met Gala 2026, um dos principais eventos do calendário fashion global. Sediado no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, o evento reúne figuras das indústrias da moda, do cinema, da música e das artes, com o objetivo de arrecadar fundos para o Costume Institute e celebrar criatividade e cultura. A exposição associada ao evento, intitulada Costume Art, propõe um diálogo entre pinturas, esculturas e objetos do vasto acervo do museu e peças históricas e contemporâneas do instituto. O objetivo é explorar a centralidade do corpo e das roupas que o acompanham ao longo do tempo.
Vem saber mais!

Entenda o tema
A mostra selecionada para a primavera de 2026, intitulada Costume Art, foi escolhida pelo curador responsável Andrew Bolton com o intuito de gerar reflexões acerca da importância do corpo e “a conexão indissociável entre nossos corpos e as roupas que usamos”. Além disso, a edição terá um significado especial: marca a inauguração das novas Galerias Condé M. Nast, instaladas ao lado do Great Hall do Met.
Leia também
-
No Met Gala, Lisa, do Blackpink, usa lingerie com rosto de Rosa Parks
-
Met Gala 2025: looks masculinos honram a histórica alfaiataria negra
-
Met Gala 2025: releitura de terno masculino é destaque no tapete azul



O compilado foi selecionado a partir de três grupos: os corpos onipresentes na arte (como o clássico e o nu), os corpos frequentemente negligenciados (como os envelhecidos e os gestantes) e os corpos universais (como o anatômico). A curadoria propõe uma visão mais abrangente e inclusiva, afastando-se dos padrões estéticos tradicionalmente reforçados pela indústria da moda.



Pela primeira vez, um tema concebido pelo curador Andrew Bolton não terá subtítulo, como de praxe em edições anteriore: Superfine: Tailoring Black Style (2025), Sleeping Beauties: Reawakening Fashion (2024), Karl Lagerfeld: A Line of Beauty (2023) e In America: An Anthology of Fashion (2022), entre outros.



Com tantas possibilidades de interpretação, o público já começa a especular sobre os looks das celebridades convidadas para uma das noites mais emblemáticas do calendário fashion.



Relembre edições marcantes
O Met Gala é um evento beneficente, que arrecada milhões para manter as operações, acervo, conservação e exposições do Costume Institute. A cada ano é lançada uma exposição que investiga um conceito, figura ou período específico relacionado à moda.



O tema escolhido para a exposição guia o dress code da noite, abrindo espaço para a interpretação de celebridades e estilistas na hora de definir os looks.



Até o momento, não foram divulgadas nem a lista de convidados nem os anfitriões da edição — em 2025, o evento contou com Colman Domingo, Lewis Hamilton, A$AP Rocky, Pharrell Williams e Anna Wintour.


A participação de Anna Wintour
Após 37 anos como editora-chefe de uma das revistas de moda mais prestigiadas do mundo, a Vogue, a britânica Anna Wintour deixou o cargo em junho deste ano. À frente das operações editoriais da Vogue US desde 1988, ela é considerada uma das principais responsáveis por transformar a revista na mais relevante do mundo da moda.

A editora britânica segue como presidente do Met Gala, mesmo após deixar o cargo de editora-chefe da Vogue. Desde 1995, Wintour é responsável por aprovar a lista de convidados do evento. Sua influência é tamanha que a ala de moda do museu passou a se chamar Anna Wintour Costume Center em sua homenagem.

A curadoria de Wintour elevou o Met Gala de um jantar beneficente elegante a um fenômeno sociocultural que cruza as fronteiras entre moda, arte e entretenimento. O evento se transformou em um espetáculo fashion com apelo visual e viral, além de ser um dos mais aguardados — e influentes — do calendário da moda global.

Confira mais looks da edição de 2025:



Damson Idris com macacão de corrida customizado pela Tommy Hilfiger no Met Gala 2025
Dia Dipasupil/Getty Images
Look da cantora Lauryn Hill no Met Gala 2025
TheStewartofNY/Getty Images
Look assinado pela Louis Vuitton
Michael Loccisano/GA/The Hollywood Reporter via Getty Images
Tyler Perry
Dia Dipasupil/Getty Images
Colman Domingo
Gilbert Flores/Variety via Getty Images
Bad Bunny, de Prada
Michael Loccisano/GA/The Hollywood Reporter via Getty Images
Ego Nwodim, de Christopher John Rogers
Gilbert Flores/Variety via Getty Images
Alton Mason
Jamie McCarthy/Getty Images
Zuri Hall, de Bishme Cromartie
Gilbert Flores/Variety via Getty Images
Brian Tyree Henry
Dia Dipasupil/Getty Images
Sabrina Carpenter, de Louis Vuitton
Dimitrios Kambouris/Getty Images for The Met Museum/Vogue





