As fortes chuvas e ventos que atingiram o interior de São Paulo neste domingo (2/11) deixaram estragos em diversos municípios do estado. Em Assis, 20 escolas tiveram sua estrutura danificada e as aulas na rede municipal foram canceladas para esta segunda-feira (3/11), para avaliação técnica das unidades pela Defesa Civil.
O município foi atingido por uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento na madrugada entre sábado e domingo.
O órgão informou que mobilizou sua Coordenadoria Regional para apoiar o município no plano de recuperação das áreas afetadas (foto em destaque). Foram contabilizadas cerca de 90 quedas de árvores em diferentes pontos da cidade, além de destelhamento de residências e um caso de colapso estrutural em imóvel residencial.
Famílias que precisaram deixar suas casas estão sendo acolhidas provisoriamente em hotéis ou com familiares. Na tarde do domingo, equipes da Prefeitura e da Defesa Civil municipal realizavam atendimentos, vistorias e os reparos emergenciais.



A cidade de Limeira também registrou quedas de árvores em ruas do município neste domingo (2/11)
Defesa Civil de SP
Assis foi uma das cidades mais castigadas pelo temporal deste domingo (2/11) no interior de SP
Defesa Civil de SP
Chuva com ventos causou destelhamento de imóveis em Araraquara (SP)
Defesa Civil de SP
Árvore caída após ventania em Assis, no interior de SP
Defesa Civil de SP
Além de Assis, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil acompanhou a atuação de instabilidades que provocaram chuva, ventos fortes e descargas elétricas em diferentes municípios paulistas.
Em Araraquara, a chuva e ventos intensos provocaram destelhamentos, queda de árvores, outdoor e placas de concreto, além de pontos de alagamento. Seis pessoas ficaram desalojadas e estão acolhidas por familiares. Também não houve registro de vítimas.
Leia também
-
Quem é o empresário morto após tempestade em festa universitária em SP
-
SP: homem morre e 40 são hospitalizados após rajadas de vento em festa
-
Imagens mostram assalto ocorrido antes de tiroteio em avenida de SP
-
Quem era a jovem de 20 anos morta durante assalto na zona leste de SP
Na cidade de Magda, por volta das 8h de domingo, um raio atingiu a residência de um casal de idosos, causando um incêndio no local. O imóvel foi interditado preventivamente e os moradores foram acolhidos por familiares. Não houve feridos.
Já no município de Campos do Jordão, a Defesa Civil local registrou rachaduras em um terreno aterrado na Vila Santo Antônio, sem moradias no entorno, além da queda de duas árvores na Vila Capivari. Equipes realizaram vistoria preventiva.
Em Indiana, cerca de 50 imóveis ficaram sem energia após a queda de duas árvores sobre a rede elétrica na avenida Marechal Deodoro. A concessionária responsável foi acionada e não houve registro de vítimas.
Em Barretos, uma chuva de forte intensidade deixou pontos de alagamento, queda de poste e árvores em vários bairros da cidade. A Defesa Civil teve de utilizar um caminhão-pipa para auxiliar os trabalhos de recuperação.
O acesso à Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326) chegou a ser bloqueado temporariamente devido ao acúmulo de água. Houve queda de um poste de energia na zona urbana e quedas de árvores em diferentes pontos do município, inclusive nas imediações de unidade hospitalar e em praças e bairros residenciais.
“Em uma área onde havia obras viárias, o solo cedeu, provocando o rompimento de uma tubulação de água e vazamento. A concessionária responsável pelo abastecimento realizou o isolamento e iniciou os reparos”, informou a Defesa Civil.
Até a tarde de domingo, não havia registro de feridos, desabrigados ou desalojados em Barretos.
Já em Limeira, a Defesa Civil registrou diversas quedas de árvores no início da manhã de domingo em bairros como Vila Cláudia, CECAP, Jardim Ibirapuera e Jardim São Lourenço.
Morte em Regente Feijó
Também na madrugada de domingo, o empresário Marcelo Giglio de Souza, de 47 anos, foi atingido por um galho de árvore e morreu durante uma festa universitária atingida por tempestade com rajadas de vento de cerca de 95 km/h em Regen Feijó, interior do estado.
Souza era dono de uma farmácia em Pirapozinho, onde morava e era vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) do município. Segundo a imprensa local, o empresário era cotado para ser candidato à Prefeitura nas próximas eleições.
O homem participava da festa universitária MedLand, organizada por estudantes de Medicina da Unioeste, que contratou a empresa Euphoria Formaturas. A estrutura da festa não aguentou os fortes ventos e desabou. A festa ocorreu no Aeropark, às margens da rodovia Raposo Tavares, a cerca de 20 km de Presidente Prudente.
“A comissão, composta por estudantes que compartilham do mesmo sonho e estavam igualmente presentes na celebração, está profundamente abalada com o ocorrido. Neste momento, nossa prioridade é prestar todo o apoio e solidariedade às famílias das vítimas, bem como os colegas que vivenciaram esse momento tão difícil, que abalou profundamente toda a nossa comunidade acadêmica”, diz nota da Comissão de Formatura da Faculdade de Medicina.



Rajadas de vento derrubaram estrutura em festa universitária do curso de medicina em Regente Feijó, no interior paulista
Defesa Civil de SP
Um homem morreu após ser atingido por um galho de árvore e sofrer traumatismo craniano. Ele foi socorrido, mas não resistiu
Defesa Civil de SP
Outras cerca de 40 pessoas precisaram ser socorridas a hospitais da região. Três seguiam internadas na manhã deste domingo (2/11)
Defesa Civil de SP
A Euphoria Formaturas lamentou o ocorrido, prestou solidariedade às pessoas afetadas e disse que os ventos foram “um fenômeno climático severo e de intensidade excepcional”. A empresa destacou que estava com todas as autorizações legais e seguiu as orientações dos órgãos públicos.
“Reforçamos que estamos colaborando integralmente com as autoridades responsáveis, disponibilizando todas as informações e documentos necessários para o esclarecimento dos fatos”, diz a empresa em nota.
Outros feridos
Além do empresário falecido, o temporal causou ferimentos em ao menos 40 pessoas que estavam na festa e foram hospitalizadas. Elas foram encaminhadas para o Hospital Regional e para a Santa Casa de Presidente Prudente.
Das vítimas atendidas, três permanecem internadas. As demais tiveram ferimentos leves, foram atendidas e liberadas. Equipes da Defesa Civil municipal de Presidente Prudente, da Defesa Civil de Regente Feijó e do Corpo de Bombeiros atuaram no socorro.




