MAIS

    Tetracampeão: relembre todos os títulos do Flamengo na Libertadores

    Por

    O Flamengo é tetracampeão da Copa Libertadores. Neste sábado (29/11), o Rubro-negro derrotou o Palmeiras por 1 x 0, e levantou a taça da principal competição de clubes da América do Sul pela quarta vez na história. Relembre os títulos continentais do esquadrão vermelho e preto.

    Leia também

    Tetracampeão: relembre todos os títulos do Flamengo na Libertadores - destaque galeria3 imagensFlamengo campeão da Libertadores 2019Flamengo campeão da Libertadores 2022Fechar modal.MetrópolesFlamengo levantou a taça da Libertadores de 19811 de 3

    Flamengo levantou a taça da Libertadores de 1981

    UPI/Bettmann Archive/Getty ImagesFlamengo campeão da Libertadores 20192 de 3

    Flamengo campeão da Libertadores 2019

    Marcos Brindicci/Jam Media/Getty ImagesFlamengo campeão da Libertadores 20223 de 3

    Flamengo campeão da Libertadores 2022

    Buda Mendes/Getty Images

    1981

    O Flamengo conquistou a Copa Libertadores da América pela primeira vez em 1981. O Rubro-negro empatou na primeira posição do Grupo 3 com o Atlético-MG, com oito pontos. No jogo desempate, a equipe se classificou após vários jogadores do Galo serem expulsos. Com isso, o Flamengo venceu por W.O, com o placar de 3 x 0.

    Na fase semifinal, o Rubro-negro terminou com 100% de aproveitamento no grupo A, deixando para trás o Deportivo Cali e o Jorge Wilstermann. Na grande decisão, o Flamengo precisou de três jogos para despachar o Cobreloa, vencendo por 2 x 0 o jogo desempate, e enfim ser campeão da Copa Libertadores.

    2019

    Após quase 40 anos depois, o Rubro-negro voltou a conquistar a glória eterna. No Grupo D, o Flamengo passou na 1ª colocação, com 10 pontos. LDU e Peñarol ficaram com a mesma pontuação, mas pelos critérios de desempate a equipe brasileira terminou na liderança. Nas oitavas de final, o esquadrão vermelho e preto passou pelo Emelec nos pênaltis (4 x 2), após um empate em 2 x 2 no agregado.

    Nas quartas de final, o Flamengo eliminou o Internacional após uma vitória e um empate: 2 x 0 e 1 x 1. Na semifinal o Rubro-negro enfrentou mais um gaúcho. Após um empate na ida, a equipe atropelou o Grêmio no Maracanã: 5 x 0. Na final, o Flamengo venceu o River Plate por 2 x 1.

    2022

    Em 2022 o Flamengo conquistou o tricampeonato da Libertadores. O Rubro-negro avançou sem derrotas em 1º lugar no Grupo H, deixando para trás Talleres, Universidad Católica e Sporting Cristal. Na sequência, o clube despachou com muita tranquilidade o Deportes Tolima, da Colômbia, com 8 x 1 no agregado.

    Nas quartas, o Flamengo teve um confronto nacional contra o Corinthians. Com duas vitórias, a equipe avançou para às semis. Diante do Vélez, mais um duelo tranquilo para o Rubro-negro, vencendo por 6 x 1 no agregado. Na final, o esquadrão vermelho e preto derrotou o Athetico Paranaense por 1 x 0, gol de Gabigol.

    2025

    Na atual temporada, o Flamengo passou na 2ª posição na fase inicial, atrás da LDU. Nas oitavas de final, o Rubro-negro venceu o Internacional duas vezes e avançou de fase: 1 x 0 e 2 x 0. Nas quartas de final, a equipe brasileira eliminou o River Plate após um 5 x no placar agregado.

    Nas partidas da semifinal, o Flamengo teve dois duelos com muita tensão diante do Racing. O Rubro-negro alcançou a vaga na final após vencer por 1 x 0 no Maracanã e empatar em 0 x 0 no El Cilindro. Na final, em Lima, o esquadrão vermelho e preto venceu o Palmeiras por 1 x 0, com gol de Danilo.