Portal Estado do Acre Notícias

Tiroteio em Washington: o que se sabe sobre o atirador afegão

Tiroteio em Washington: o que se sabe sobre o atirador afegão

Um homem do Afeganistão é o autor do tiroteio nos arredores da Casa Branca, em Washington D.C, que deixou dois militares feridos. O atirador se chama Rahmanullah Lakanwal, de 29 anos, e está nos Estados Unidos desde 2021. Em abril deste ano, ele teve a solicitação de asilo concedida pelo governo.

O afegão foi preso e está sob custódia de policiais. Ele também foi atingido por disparos e foi para um hospital, de acordo com a CBS News. A emissora também informa que o atirador está consciente, mas não está cooperando com as autoridades policiais.

Rahmanullah Lakanwal chegou aos Estados Unidos em 2021 com um visto especial destinado a afegãos que auxiliaram o governo norte-americano durante a Guerra do Afeganistão. A política foi instaurada pelo governo do democrata Joe Biden.

6 imagensFechar modal.1 de 6

Tiroteio em Washington

Anna Moneymaker/Getty Images2 de 6

Win McNamee/Getty Images)3 de 6

4 de 6

Celal Gunes/Anadolu via Getty Images5 de 6

Andrew Leyden/Getty Images6 de 6

Local foi isolado para trabalho da polícia

Chip Somodevilla/Getty Images

Lakanwal continuou nos EUA mesmo após o vencimento do visto. O afegão solicitou asilo junto ao Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA em 2024, e teve o pedido concedido em abril de 2025, já durante o governo de Donald Trump.

O afegão também solicitou um green card, que ainda está pendente.

Ainda não se sabe o que motivou Rahmanullah Lakanwal a cometer o crime. Segundo as autoridades policiais, ele agiu sozinho e mirou diretamente em integrantes da Guarda Nacional da Virgínia Ocidental, uma área turística movimentada, perto da entrada da estação Farragut West, região historicamente marcada por episódios de violência.

Arte colorida de local onde ocorreu tiroteio - Metrópoles

O suspeito “virou a esquina” e “imediatamente começou a disparar uma arma de fogo contra os dois membros da Guarda Nacional”, disse Jeffrey Carroll, oficial do departamento de polícia metropolitana de Washington, em coletiva de imprensa na noite de quarta-feira (26/11)

O caso será investigado pelo Departamento Federal de Investigação (FBI, da sigla em inglês). Supostas imagens do atirador foram compartilhadas nas redes sociais, mas as autoridades dos EUA não confirmaram que seja Rahmanullah Lakanwal nas fotos.

Leia também

A resposta do governo dos EUA ao tiroteio

Logo após o crime, o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos suspendeu por tempo indeterminado todas as solicitações de imigração de residentes do Afeganistão.

“O processamento de todos os pedidos de imigração relacionados a cidadãos afegãos está suspenso por tempo indeterminado, aguardando uma revisão mais aprofundada dos protocolos de segurança e verificação”, diz nota do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA

Após a tragédia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou o ex-ocupante da Casa Branca, Joe Biden, pela entrada do atirador no país.

“Ele foi trazido pelo governo Biden em setembro de 2021, naquelas famosas aeronaves de evacuação sobre as quais todo mundo falava. Ninguém sabia quem estava chegando. Ninguém sabia de nada. Seu status foi estendido sob uma legislação assinada pelo presidente Biden”, disse em publicação no Truth Social.

Sair da versão mobile