MAIS

    Toffoli será presidente de honra de associação ligada à USP

    Por

    O ministro Dias Toffoli (STF) foi convidado a assumir a presidência de honra do Capítulo de Brasília da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O convite foi feito por Rui Caminha, atual presidente da entidade. A cerimônia de posse está prevista para o início de 2026, ainda sem data definida.

    Criada em 1827, a Faculdade de Direito da USP é uma das mais tradicionais do país e formou figuras de destaque do meio jurídico e político nacional. Entre os ministros do STF que passaram pela instituição estão Alexandre de Moraes e o próprio Toffoli. Também são  antigos alunos o ex-presidente da República Michel Temer e os ex-ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

    “O ministro Toffoli é antigo aluno da Faculdade de Direito da USP e teve uma trajetória acadêmica marcante. Foi diretor do Centro Acadêmico XI de Agosto — o mais antigo do país, criado em 1903 — e representante dos antigos alunos na congregação da faculdade. Antes de se tornar ministro, a associação de antigos alunos organizou um almoço em sua homenagem e apoiou sua indicação ao STF. O magistrado é um grande ‘franciscano’, com vínculo muito forte com a universidade. O nome dele se articula a um projeto maior: a celebração dos 200 anos dos cursos jurídicos no Brasil, em 2027”, declarou Caminha à coluna.

    2 imagensDa esquerda para a direita: Paulo Henrique Pereira (secretário nacional do Consumidor), Leonardo Racy (advogado em Brasília), Lilian Cintra (secretária nacional de Direitos Digitais), ministro Dias Toffoli (STF), Liliane Castro (assessora da Senacon) e Rui Caminha (presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP).Fechar modal.1 de 2

    Ministro Dias Toffoli (STF) e Rui Caminha, presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)

    2 de 2

    Da esquerda para a direita: Paulo Henrique Pereira (secretário nacional do Consumidor), Leonardo Racy (advogado em Brasília), Lilian Cintra (secretária nacional de Direitos Digitais), ministro Dias Toffoli (STF), Liliane Castro (assessora da Senacon) e Rui Caminha (presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP).

    A Faculdade de Direito da USP prepara uma série de eventos para celebrar o bicentenário do ensino jurídico no país. No conselho responsável pela programação estão nomes como o ex-presidente José Sarney e o secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo e dirigente do PSD, Gilberto Kassab, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, e a nova diretora da Faculdade de Direito da USP, Ana Elisa Bechara.

    Leia também

    Antes de Rui Caminha, a associação era presidida por Paulo Henrique Pereira, que renunciou ao cargo para assumir a Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça.