O Completo Penitenciário Tremembé, em evidência na série da Prime Vídeo sobre presos famosos na unidade, deve deixar de ser conhecido como a prisão das celebridades em um futuro próximo.
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) informou, nesta segunda-feira (3/11) ao Metrópoles, ter sido comunicado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) sobre a mudança. “O Tribunal de Justiça de São Paulo foi cientificado sobre a mudança”, disse a Corte, em nota.
Fontes no sistema penitenciário afirmam que o governo de São Paulo quer acabar com a fama do local de “prisão das celebridades”. Um dos presídios que deve começar a receber esses presos é a Penitenciária de Potim, a 43 km de Tremembé.
“Estão esvaziando Potim e mandando para várias unidade. Tudo indica que alguns irão para lá”, afirmou uma fonte do sistema penitenciário à reportagem.
Atualmente, o ex-jogador Robinho e o empresário Thiago Brennand estão no complexo. A defesa de Robinho pediu, recentemente, a transferência do jogador do local, onde ele cumpre pena por estupro há quase dois anos.
Sobre a movimentação dos presos, o TJSP afirmou ao Metrópoles que a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) “possui discricionariedade para realizar a transferência de presos entre suas unidades, não sendo necessária autorização judicial”.
Leia também
- 
Tremembé: true crime revela mais do que queríamos sobre nós mesmos
 - 
Tremembé: por que gostamos de crimes reais, segundo especialistas
 - 
Tremembé: roteirista revela criminosa que tem mais empatia do público
 - 
Tremembé: saiba por que mãe de Isabella Nardoni não assistiu à série
 
Já a SAP afirmou que “a unidade prisional opera dentro dos padrões estabelecidos de segurança e disciplina”. “As movimentações de custodiados são realizadas conforme o planejamento e os protocolos internos, que, por razões de segurança, não serão detalhados”, afirmou a pasta.



Letícia Rodrigues (Sandrão), Marina Ruy Barbosa (Suzane von Richthofen) e Carol Garcia (Elize Matsunaga) em Tremembé
Divulgação/Prime Vídeo
Marina Ruy Barbosa (Suzane von Richthofen), Letícia Rodrigues (Sandrão) e Carol Garcia (Elize Matsunaga) em Tremembé
Divulgação/Prime Vídeo
Marina Ruy Barbosa como Suzane von Richthofen em Tremembé
Divulgação/Prime video
Marina Ruy Barbosa, Leticia Rodrigues e Carol Garcia em Tremembé
Divulgação/Prime video
Marina Ruy Barbosa, Leticia Rodrigues e Carol Garcia em Tremembé
Divulgação/Prime video
Prisão diferente
O complexo de Tremembé costuma abrigar presos que, em tese, poderiam ser vítimas de violência em outras penitenciárias. O conjunto tem 3.553 detentos para uma capacidade de 2.911 vagas. No entanto, a penitenciária 2 masculina e feminina, diferente de boa parte do sistema carcerário paulista, têm mais vagas do que presos.
A P2 masculina, por exemplo, abriga 324 presos para 348 vagas. Já a unidade feminina tem uma capacidade de 722 vagas e uma população de 695 detentas.
O lugar já abrigou presos como Suzane Von Richthofen, o ex-namorado dela Daniel Cravinhos e o irmão dele, Cristian Cravinhos.
Outros famosos que passaram pelo local são o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados pela morte da menina Isabela; e Elize Matsunaga, condenada por assassinar o ex-marido. O médico Roger Abdelmassih, condenado por estuprar pacientes segue lá até hoje.
Recentemente, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) mudou uma outra prisão de características especiais. Até junho deste ano, todos os presos estrangeiros eram levados para a Penitenciária de Itaí, no interior do estado. Na época, o Metrópoles apurou que a unidade seria transformada em um centro de detenção para crimes sexuais e que os estrangeiros seriam levados para Guarulhos.

                                    


