Recurso especial da Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), os cães policiais tornaram-se peças essenciais nas ações policiais deflagradas na capital, sobretudo quando se trata do cumprimento de mandados de busca e apreensão envolvendo armas de fogo, munições e drogas.
A coluna obteve acesso a vídeos que mostram a perspicácia do faro desses animais. Em ações surpreendentes, eles foram capazes de desvendar esconderijos improváveis de substâncias ilícitas.
Leia também
-
“Boa noite, Cinderela”: casal golpista preso no RJ ostentava na web
-
Polícia acha dinheiro no varal durante ação contra lavagem de dinheiro
-
Mestres da manipulação: PCDF desmantela quadrilhas faturavam com golpe
-
Francês foragido da Interpol é preso pela PF ao desembarcar no Rio
Droga por encomenda
Em um dos casos, um dos cães da tropa K9 foi capaz de apontar uma caixa, entre outras três mil, que abrigava substâncias ilícitas que seriam enviadas para outro estado via postal.
A descoberta ocorreu em uma visita de rotina. À coluna, o agente de polícia Ricardo Textor explicou que é comum que os Correios agendem visitas dos cães a agências, para que encontrem eventuais encomendas ilícitas.
Cocaína no galinheiro
Em outra ocasião, um deles encontrou uma quantia de droga que havia sido enterrada dentro de um galinheiro, nos fundos do quintal de uma chácara localizada em uma área extensa.
Os operadores contaram que a operação havia se iniciado cedo, e os investigadores já tinham explorado a extensa área por horas, até que resolveram buscar o recurso especial. O cão destinado à missão foi imediatamente ao local em que uma galinha estava chocando. Desacreditados, os policiais o seguiram e encontraram a droga.
Droga sintética dentro da parede
Em outra ocasião, um cão farejou substâncias ilícitas sintéticas que estavam escondidas em um cofre de ferro acoplado dentro de uma parede de concreto e disfarçado com uma tampa de tomada.
Em outra operação, os criminosos haviam escondido as barras de drogas na tampa de um freezer. Ao abrir o eletrodoméstico, os investigadores acharam o que procuravam e o cachorro finalmente recebeu a tão esperada bolinha.
Em outro vídeo, os policiais gravaram quando um dos cães encontrou a droga escondida sob entulhos, dentro de uma mata fechada.
Kali é uma pastora malinois
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
O K9 foi fundado em 2014
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Urus é um pastor malinois
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
No fim das contas, o que realmente importa para os cães policiais é a bolinha
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
ções Especiais (DOE) da PCDF. Local: SGO – Plano Piloto, Brasília – DFFotos: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Eles integram a equipe da DOE
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Os nove cães vivem no canil
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
