O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (24/11), que “algo bom” estaria acontecendo nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, mas que não se deve acreditar até “ver”.
A postagem, feita pelo próprio presidente norte-americano na Truth Social, acontece um dia após representantes dos Estados Unidos e da Ucrânia se reunirem em Genebra, na Suíça, para discutir a proposta de paz apresentada pelo presidente Donald Trump.
“Será mesmo possível que grandes progressos estejam sendo feitos nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia??? Não acredite até ver, mas algo bom pode estar acontecendo”, comentou Trump na Truth.
A Casa Branca divulgou uma declaração conjunta sobre as discussões entre EUA e Ucrânia em Genebra, na qual afirma que as conversas “foram construtivas, focadas e respeitosas, sublinhando o compromisso mútuo de alcançar uma paz justa e duradoura”.
Leia também
-
Ucrânia convence governo Trump a alterar plano de paz com a Rússia
-
Entenda os principais pontos do plano de paz de Trump para a Ucrânia
-
Putin acusa Zelensky de ignorar realidade do conflito na Ucrânia
-
Putin se manifesta sobre plano de Trump para paz na Ucrânia
A proposta abordava temas como amplas concessões territoriais à Rússia e condições militares rígidas impostas por Washington.
O secretário de Estado, Marco Rubio, falou com repórteres, onde revelou que a reunião foi a “mais produtiva e significativa de todo o processo até agora”.
Rússia não recebeu a versão final
O porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, afirmou nesta segunda, ao jornal Tass, que a Rússia ainda não recebeu o texto final atualizado em Genebra. Ele disse não ter visto “nenhum plano”, apenas as declarações emitidas.
“Ainda não vimos nenhum plano, lemos as declarações emitidas após as discussões realizadas em Genebra”, disse ele. “Ainda não recebemos nada oficialmente”.
