Donald Trump voltou a defender o político Tito Asfura, que concorre à eleição presidencial em Honduras neste ano, e prometeu perdoar um ex-líder hondurenho condenado pela Justiça norte-americana por tráfico, caso o político de 67 anos vença o pleito. Em uma publicação na rede social Truth, nesta sexta-feira (28/11), o presidente dos Estados Unidos ainda condicionou o envio de ajuda para o país da América Central à vitória do candidato de direita.
“Se Tito Asfura vencer a eleição para Presidente de Honduras, os Estados Unidos depositam grande confiança nele, em suas políticas e no que ele fará pelo grande povo hondurenho, e nós o apoiaremos integralmente. Se ele não vencer, os Estados Unidos não desperdiçarão dinheiro, pois um líder inadequado só pode trazer resultados catastróficos para um país, seja ele qual for”, afirmou o líder norte-americano.
Além do financiamento para Honduras, Trump fez outra promessa caso Asfura anos vença o pleito: conceder um indulto “total e completo” à Juan Orlando Hernández, condenado no último ano pela Justiça dos EUA por tráfico de drogas, após ser extraditado de Honduras há três anos.
Leia também
-
Trump posta imagem dele sobre eleição de 2028 mesmo sem poder disputar
-
Trump promete cancelar ordens de Biden assinadas com caneta automática
-
Donald Trump e Nicolás Maduro conversam por telefone, diz jornal
-
Empresários suíços são investigados por corrupção em caso com Trump
Presidente de Honduras entre 2014 e 2022, Hernández foi considerado culpado por três acusações relacionadas ao tráfico de drogas e armas. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, o ex-presidente se alinhou a cartéis de drogas, que transportaram mais de 400 toneladas de cocaína para o solo norte-americano, enquanto comandava Honduras.
“Além disso, concederei um indulto total e completo ao ex-presidente Juan Orlando Hernández, que, segundo muitas pessoas que respeito muito, foi tratado com extrema dureza e injustiça. Isso não pode acontecer, especialmente agora, após a vitória de Tito Asfura nas eleições, quando Honduras estará a caminho de um grande sucesso político e financeiro”, escreveu Trump.
Na quinta-feira (27/11), o presidente dos EUA já havia declarado apoio a Tito Asfura nas redes sociais. De acordo com Trump, o candidato de direita é o “homem que defende a democracia e a luta contra Maduro” na região.
A população de Honduras vai as urnas no próximo domingo (30/11), no pleito que definirá o próximo presidente do país pelos próximos quatro anos. Asfura, do Partido Nacional, figura entre os três principais candidatos das votações.
Ao lado do político defendido por Trump estão Rix Moncada, do Partido Liberdade e Refundação e apoiada pela atual presidente de Honduras, Xiomara Castro; e Salvador Nasralla, do Partido Liberal.
