A Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) irá exibir, às 8h25 desta sexta-feira (7/11), no Auditório Pompeu de Sousa, o documentário Ciência na Mira. A entrada é gratuita e aberta ao público geral.
Em seguida, acontecerá uma roda de conversa sobre o papel do jornalismo e do audiovisual na ciência, com a participação do diretor Rafael Figueiredo e das professoras Mercedes Bustamante e Débora Diniz – uma das cientistas que aparece no longa.
Ciência na Mira conta a história de quatro cientistas brasileiros e os seus desafios. A geógrafa Larissa Bombardi, o infectologista Marcus Lacerda, a antropóloga Débora Diniz e o físico Ricardo Galvão, todos estudiosos que passaram por perseguições e tiveram seus estudos e falas silenciadas devido ao seus posicionamentos políticos.
Leia também
-
UnB vai compor Comitê Acadêmico para Aliança Global contra a Fome
-
Projeto da UnB utiliza cartuns para ensinar física no ensino médio
-
UnB abre inscrição para pessoas idosas no vestibular 60+
-
Aos 80 anos, aluna da UnB leva marido com Alzheimer para as aulas
O longa-metragem frisa as dificuldades que essas figuras sofreram por causa do contexto de intolerância à ciência que pairava o Brasil na época.
A atividade faz parte da Semana Universitária da UnB, que acontece anualmente e traz projetos e eventos artísticos e acadêmicos, além de lazer, cursos e oficinas, todas gratuitas e abertas a todo o público, incluindo alunos de outras instituições, servidores e o público externo.

