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    Varejo recua 0,3% em setembro, após crescer 0,2% em agosto

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    O volume de vendas do comércio varejista no país recuou 0,3% em setembro em relação a agosto, quando registrou alta de 0,2% após um ciclo de quedas consecutivas por quatro meses. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (13/11), são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    De acordo com o levantamento, em 2025, o varejo acumulou crescimento de 1,5%. Já no acumulado em 12 meses, a taxa foi de 2,1%, registrando o menor crescimento desde janeiro de 2024. Com relação ao mesmo mês do ano passado, a variação foi positiva em 0,8%.

    A pesquisa aponta que houve predominância de taxas negativas na passagem de agosto para setembro. As taxas negativas foram registradas em seis dos oito setores:

    • livros, jornais, revistas e papelaria (-1,6%),
    • tecidos, vestuário e calçados (-1,2%),
    • combustíveis e lubrificantes (-0,9%),
    • equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,9%),
    • móveis e eletrodomésticos (-0,5%), e
    • hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%).

    Já as taxas negativas ficaram por conta de:

    • outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,5%)
    • artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (1,3%).

    Para o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, a queda da categoria de livros, jornais, revistas e papelaria pelo segundo mês consecutivo reflete a migração de parte de seu portfólio de produtos para outras atividades, como no caso do livro físico.

    “Tecidos, vestuário e calçados tem queda puxada por roupas, acessórios de moda, além da venda de calçados, bolsas, malas e artigos de viagem”, explica.

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    O que é a PMC

    • Iniciada em janeiro de 1995, a pesquisa produz indicadores sobre o comportamento conjuntural do comércio varejista no país.
    • Para calcular a Pesquisa Mensal de Comércio, o IBGE monitora a receita bruta de revenda nas empresas formais, com 20 ou mais trabalhadores, cuja atividade principal é o comércio varejista.
    • A PMC traz indicadores de faturamento real e nominal, pessoal ocupado e salários e outras remunerações.

    Comércio Varejista Ampliado

    O comércio varejista ampliado inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, registrou alta de 0,2% em setembro na comparação com agosto. Frente a setembro de 2024, houve crescimento de 1,1%. No ano e em 12 meses, o varejo ampliado acumula -0,3% e 0,7%, respectivamente.

    Indicadores

    Foram registradas quedas em seis das oito categorias analisadas pela pesquisa. Veja variação dos indicadores:

    • Combustíveis e Lubrificantes: -0,9%
    • Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: -0,6%
    • Tecidos, vestuário e calçados: -1,6%
    • Móveis e eletrodomésticos: 7,5%
    • Artigos farmacêuticos e de perfumaria: 5%
    • Livros, jornais e papelaria: -2,1%
    • Equipamento e e material para escritório: 5,8%
    • Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 2,8%.