MAIS

    Vegetal “esquecido” é poderoso: por que comer maxixe todos os dias

    Por

    Batata, cenoura, abóbora e até alface são nomes comumente lembrados quando o assunto são vegetais e hortaliças que fazem bem à saude e ao bem-estar. Mas existe um representante igualmente poderoso que costuma ser esquecido e raramente é consumido: o maxixe.

    Leia também

    Isso mesmo! Apesar de ter uma aparência “estranha”, ele é um perfeito aliado de quem busca benefícios como a ingestão de fibras, o funcionamento intestinal e até o controle do açúcar no sangue.

    8 imagensEle abrange aspectos físicos, mentais e sociaisFaça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudávelPraticar atividade física é essencial Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e felizO bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sonoFechar modal.1 de 8

    O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória

    Getty Images2 de 8

    Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais

    Getty Images3 de 8

    Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável

    Getty Images4 de 8

    Praticar atividade física é essencial

    Getty Images5 de 8

    Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz

    Getty Images6 de 8

    O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono

    Getty Images7 de 8

    Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias

    Getty Images8 de 8

    Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado

    Getty Images

     

    O melhor é que o maxixe, comum em feiras nordestinas, ainda é barato e geralmente pode ser encontrado ao longo de todo o ano.

    “O maxixe é rico em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino, aumentam a saciedade e auxiliam no controle do açúcar no sangue. É também uma boa fonte de minerais importantes, como magnésio, cálcio e potássio — trio essencial para a saúde óssea, muscular e para a regulação da pressão arterial”, explica Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles.

    Se você não sabe como preparar, existem vários caminhos possíveis. Ele pode ser feito refogado, acompanhando refeições, ou mesmo como picles, servido em saladas.

    maxixeEsse vegetal versátil pode contribuir para o bem-estar do seu corpo de maneira saborosa e prática

    Como deixar o maxixe mais gostoso

    Um truque para deixá-lo menos amargo é, antes das refeições, mantê-lo de molho em água gelada por 15 minutinhos. Você vai se surpreender!