Quase 5 milhões de estudantes vão realizar neste domingo (9/11) as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Todavia, é preciso atenção dos participantes sobre o que é ou não permitido levar na hora da aplicação do exame.
Veja lista do que pode e do que não pode no Enem:
O Ministério da Educação (MEC) lembra que é obrigatório os candidatos levarem caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação válido, físico ou digital.
O MEC ainda aconselha o estudante a levar o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impresa, caso precise para justificar a presença no exame, mas isso não é obrigatório nem desclassificatório.
Leia também
-
DF terá esquema especial de segurança nos dias de provas do Enem
-
Reta final do Enem 2025: cinco dicas imperdíveis para se preparar
-
Trama golpista: Moraes autoriza Mário Fernandes a fazer o Enem
-
Enem: DF tem menor taxa de inscritos da rede pública no Centro-Oeste
Ao chegar na sala, o candidato deve colocar colocar no envelope porta-objeto todos os itens proibidos durante a prova. No momento da aplicação do exame, o estudante deve estar na mesa com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

