O horário de funcionamento de diversos serviços no Distrito Federal será alterado por causa do feriado da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20/11), e do ponto facultativo para os servidores públicos na sexta (21/11).
Ônibus e metrô
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), na quinta, as viagens nos ônibus transporte público coletivo do DF e nos trens do Companhia do Metropolitano (Metrô) serão oferecidas sem cobrança de tarifa, de acordo com o Programa Vai de Graça.
Na quinta, os ônibus vão circular com a programação de horários prevista para domingo. As operadoras deverão reforçar as viagens nas áreas onde houver funcionamento de comércio, em especial shoppings, feiras e mercados.
Na sexta-feira, os coletivos e trens vão circular normalmente com as tarifas vigentes e tabela horária de dia útil.
Com relação ao Metrô, na quinta, o embarque e desembarque em todas as estações será das 7h às 23h30. Na sexta e no sábado (22/11), o embarque e desembarque em todas as estações estará acessível das 5h30 às 23h30.
Em função das festividades do Dia da Consciência Negra, a Estação Central terá o horário de embarque prolongado, das 23h30 às 2h30, entre quinta e sábado.
Leia também
-
Com ponto facultativo em 21/11, DF terá feriado prolongado de 4 dias
-
UnB volta a adotar Sisu como forma de ingresso após 6 anos suspenso
Escolas públicas
De acordo com a Secretaria de Educação, com o feriado e ponto facultativo, as escolas da rede pública retomam o atendimento na segunda-feira (24/11).
Segurança pública
A Polícia Civil (PCDF) informou que todas as unidades policiais estarão operando durante o período, garantindo atendimento 24 horas à população. As 31 delegacias circunscricionais funcionarão ininterruptamente em regime de plantão.
As Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II) também permanecerão abertas 24 horas, oferecendo suporte especializado.
Durante o ponto facultativo, os registros de ocorrências em flagrante delito serão realizados nas seguintes unidades:
- 1ª DP,
- 5ª DP,
- 6ª DP,
- 12ª DP,
- 13ª DP,
- 15ª DP,
- 16ª DP,
- 18ª DP,
- 20ª DP,
- 21ª DP,
- 24ª DP,
- 26ª DP,
- 27ª DP,
- 30ª DP,
- 33ª DP.
A Polícia Militar (PMDF) afirmou funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo fins de semana, feriados e pontos facultativos.
Comércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) informou que, na quinta-feira, a maioria das empresas está autorizada a funcionar normalmente.
As regras estão estipuladas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) firmadas com as entidades patronais e laborais do setor de comércio e serviços.
A medida vale para os trabalhadores das empresas ligadas à base do Sindipel-DF e do Sindigêneros-DF, que englobam os segmentos de papelarias, minimercados, floriculturas, açougues e hortifrutis.
As empresas ligadas à base do Sindivarejista-DF, ou seja, lojas de rua e shoppings, também estão autorizadas a funcionar, ficando a decisão final sobre o funcionamento a cargo dos proprietários do varejo ou da administração dos shoppings.
Da mesma forma, as empresas ligadas ao Sindhobar-DF, Sindsuper-DF, Sindifeira-DF ou Sincofarma-DF, como restaurantes, bares, supermercados, feiras e drogarias, estão autorizadas a operar normalmente.
Entretanto, os trabalhadores ligados ao Sindióptica-DF não poderão trabalhar, conforme norma vigente da categoria econômica.
