Estudantes de todo o país fazem, neste domingo (9/11), as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos devem respeitar durante todo o exame as diretrizes impostas pelo Ministério da Educação (MEC) para evitar desclassificação.
Leia também
-
DF terá esquema especial de segurança nos dias de provas do Enem
-
Reta final do Enem 2025: cinco dicas imperdíveis para se preparar
-
Trama golpista: Moraes autoriza Mário Fernandes a fazer o Enem
-
Enem: DF tem menor taxa de inscritos da rede pública no Centro-Oeste
O descumprimento dos horários é um dos motivos mais recorrentes para a eliminação. O edital do Enem define que o participante deve chegar ao local de prova a partir das 12h (horário de Brasília) e se apresentar na porta da sala para identificação até às 13h, momento em que os portões são fechados. O atraso, por menor que seja, impede o acesso e resulta na eliminação automática.
Além disso, a falta de documentos válidos de identificação, bem como a ausência de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, para a transcrição das respostas e da redação, também inviabilizam a participação no exame.
A rigorosa proibição de uso e porte de equipamentos eletrônicos é outra regra crucial que pode levar à desclassificação.
O participante deve guardar, antes de entrar na sala, em um envelope porta-objetos lacrado e identificado, itens como celular, tablet, smartwatches e quaisquer outros dispositivos eletrônicos, mantendo-os desligados e desativados (incluindo alarmes), desde o ingresso na sala até a saída definitiva do local.
Qualquer aparelho eletrônico ligado, com alarme ativo ou fora do envelope lacrado durante o período da prova, é motivo para eliminação imediata.
