O principal motivo para o príncipe William desembarcar no Brasil é a quinta cerimônia de premiação do Prêmio Earthshot, iniciativa criada pelo herdeiro do trono britânico para condecorar projetos ambientais inovadores. Com o burburinho em torno da turnê do futuro monarca ao solo verde-amarelo, há quem tenha se questionado se os vencedores ganharão alguma quantia em dinheiro.
Leia também
-
“Entusiasmado”: saiba detalhes da visita do príncipe William ao Brasil
-
Príncipe William no Brasil: membros da realeza que já visitaram o país
-
Detalhes da viagem do príncipe William pelo Brasil são revelados
-
COP30: príncipe William representará rei Charles em reunião em Belém
Considerado o “Oscar da Sustentabilidade”, o Prêmio Earthshot tem 15 finalistas, e cinco deles sairão vitoriosos da cerimônia a ser realizada no Museu do Amanhã, na noite dessa quarta-feira (5/11). Cada um dos projetos ganhadores embolsará 1 milhão de libras esterlinas, o equivalente a R$ 7 milhões. Os responsáveis pelas iniciativas vencedoras terão suporte do Programa de Bolsas do Earthshot, com direito à mentoria, acesso a especialistas e recursos técnicos.
Príncipe William virá ao Brasil para a edição do Prêmio Earthshot
Getty Images
É a primeira turnê do herdeiro do trono ao país sul-americano
Chris Jackson/Getty Images
O príncipe William representará o rei Charles em uma reunião da COP30
Max Mumby/Indigo/Getty Images
O príncipe William ao lado das ministras de Estado do Brasil, Sonia Guajajara e Marina Silva
Frank Augstein-WPA Pool/Getty Images
O prêmio está dividido cinco categorias, sendo elas: proteger e restaurar a natureza; combater a crise climática; purificar o ar; revitalizar os oceanos; e construir um mundo sem resíduos. Neste ano, houve o dobro de indicações do Brasil e da América do Sul em comparação com o ano passado. Inclusive, mais de duas mil foram capitaneadas por mulheres e comunidades indígenas.
Dois projetos brasileiros estão entre os finalistas, são eles: a Re.green, empresa atuante na restauração de áreas desmatadas em larga escala para gerar créditos de carbono, além de outros benefícios ambientais e sociais; e o TFFF, Fundo das Florestas Tropicais para Sempre, proposta encabeçada pelo governo brasileiro que remunera países que conservam as florestas tropicais.
Na cerimônia de premiação, haverá o retorno do tapete verde em referência ao meio ambiente e em alusão aos red carpets de bailes de gala. Um time de celebridades já confirmaram presença, como Shawn Mendes, Kylie Minogue, Txai Suruí, Sebastian Vetten, Cafu, Gilberto Gil, Anitta, Seu Jorge e Rebeca Andrade. O papel de mestre de cerimônias ficou com o apresentador Luciano Huck, ao lado do príncipe William.
William no Brasil
O futuro monarca britânico chegou ao Brasil, mais precisamente ao Rio de Janeiro, na última segunda-feira (3/11) e ficará na Cidade Maravilhosa até esta quarta-feira (5/11). No dia seguinte (6/11), ele desembarcará em Belém (PA), para participar da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30. Ao longo da turnê oficial, o herdeiro do trono marcará presença em uma série de compromissos relacionados ao meio ambiente.
A alteza real com participantes do Projeto Botinho
Chris Jackson/Getty Images
O próximo soberano do Reino Unido em uma atividade na praia de Copacabana
Chris Jackson/Getty Images
Príncipe William com os dirigentes dos times cariocas e o CEO do Maracanã
Nina Quintana/Metrópoles
O príncipe com a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq
Nina Quintana/Metrópoles
Momento de diversão com o príncipe
Nina Quintana/Metrópoles
O príncipe William com a camisa da Seleção Brasileira
Nina Quintana/Metrópoles
O príncipe William se encontrou com jovens da Geração Earthshot no Maracanã
Nina Quintana/Metrópoles
Momento de bate-papo entre William e Paes pelo ponto turístico do Rio
Nina Quintana/Metrópoles
O herdeiro do trono visitou o Pão de Açúcar
Nina Quintana/Metrópoles
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
