MAIS

    Ventos de até 100 km/h: o que as previsões indicam para este domingo

    Por

    Ventos que podem atingir os 100 km/h colocam parte do Brasil em estado de alerta neste domingo (9/11). Prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam para fortes ventos costeiros nos litorais de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

    Leia também

    Para a costa de São Paulo e Paraná, especificamente, a previsão destaca o calibre dos ventos em alerta vermelho, o que indica perigo elevado e necessidade de atenção para evitar incidentes.

    O norte do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, sul da Bahia, Tocantins e Distrito Federal também podem registrar ventos que podem chegar à casa dos 100 km/h.

    Essas regiões estão sob o alerta laranja de chuvas intensas, podendo registrar de 50 a 100 mm/dia.

    Imagem coloridaAlerta larnaja para chuvas intensas

    Um alerta amarelo para chuvas também está vigente para grande parte do país, estendendo-se por todas as cinco regiões do Brasil. Ele cobre grande parte da região Norte, incluindo áreas do Amazonas, Roraima, Pará, Tocantins, Rondônia e Acre.

    Além disso, praticamente todo Centro-Oeste está sob aviso, com exceção do Mato Grosso do Sul, que tem apenas a região norte do estado afetada. No Sudeste, a maior parte de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo estará sob alerta amarelo.

    O alerta também se estende por extensas áreas do Nordeste, como Bahia, Maranhão e Piauí, além de partes do interior de outros estados. Nessas regiões, são esperados níveis de precipitação de 20 a 50 mm/h e ventos que podem chegar à casa dos 60 km/h.

    Imagem coloridaAlerta amarelo para chuvas intensas em boa parte do país

    Os alertas vão até a manhã deste domingo, com exceção do alerta laranja de chuvas intensas que segue até às 23h59.

    Ventos no Paraná

    A passagem de um tornado causou destruição e mortes no Centro-Sul do Paraná, na tarde dessa sexta-feira (7/11). De acordo com a Defesa Civil, ao menos seis pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas. Os números ainda são preliminares, visto que há uma grande quantidade de escombros espalhados pela região.

    9 imagensLojas destruídas pelo tornadoConstruções afetadas pela passagem do tornadoFechar modal.1 de 9

    Cenário de destruição em Bonito do Iguaçu

    Reprodução / Redes sociais2 de 9

    Corpo de Bombeiros3 de 9

    Lojas destruídas pelo tornado

    Corpo de Bombeiros4 de 9

    Jonathan Campos/AEN5 de 9

    Corpo de Bombeiros6 de 9

    Construções afetadas pela passagem do tornado

    Corpo de Bombeiros7 de 9

    Galhos e destroços ficaram espalhados

    Reprodução/X8 de 9

    Ônibus virou

    Reprodução/X9 de 9

    Tornado com ventos de até 250 km:h devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. Ao menos seis pessoas morreram

    Jonathan Campos/AEN

    De acordo com a última atualização da Defesa Civil do Paraná, 750 pessoas ficaram feridas após o tornado atingir a região Centro do Paraná.

    Do total de vítimas, cinco são de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava, na área rural. Em Rio Bonito do Iguaçu, os mortos são três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, de 14 e 47 anos. A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.