Portal Estado do Acre Notícias

Vorcaro avisou ao BC sobre negociações com Fictor e viagem a Dubai, diz defesa

vorcaro-avisou-ao-bc-sobre-negociacoes-com-fictor-e-viagem-a-dubai,-diz-defesa

Vorcaro avisou ao BC sobre negociações com Fictor e viagem a Dubai, diz defesa

A defesa do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, disse que o banqueiro avisou ao Banco Central sobre as tratativas para venda da instituição e a viagem que faria a Dubai em 17 de novembro, dia em que foi preso.

Em nota emitida nesta terça-feira (25/11), os advogados afirmam que Vorcaro atualizou o BC sobre “as diversas tratativas para venda das instituições integrantes do Conglomerado Master e comunicou que seria divulgado no mesmo dia a venda do Master para a Fictor”.

“Na mesma reunião, Daniel Vorcaro comunicou ao BC que viajaria para Dubai, nos Emirados Árabes, ainda em 17 de novembro, para assinatura do contrato e anúncio da operação com grupo de investidores estrangeiros que também passariam a integrar o bloco acionário do Banco Master”, disse a defesa, em nota.

Vorcaro foi preso no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura fraude de R$ 12 bilhões envolvendo carteiras de crédito vendidas ao Banco de Brasília (BRB). A Polícia Federal apontou risco de fuga e o deteve no Aeroporto de Guarulhos, na noite de 17 de novembro.

Leia também

A defesa usa o documento do Banco Central que confirma a reunião, além de comprovantes de reserva no Four Seasons de Dubai, para afastar a tese de fuga.

O documento assinado pelo chefe adjunto do Departamento de Supervisão Bancária, Paulo Sérgio Neves de Souza, desta terça-feira, diz que Vorcaro informou, em reunião com o BC no dia 17, sobre “as negociações em curso na busca de uma solução de mercado para o Conglomerado Master,
tendo trabalhado para alienar o grupo em três partes e para diferentes investidores”.

“Informou ter sido essa a motivação para ter solicitado a antecipação da audiência agendada para o dia 19 de novembro de 2025, pois pretendia divulgar, até o final do dia 17 de novembro de 2025, a venda do Banco Master S.A. para um grupo de investidores nacional, e que viajaria para Dubai, nos Emirados Árabes, naquele mesmo dia, para a assinatura do contrato e anúncio da operação com o grupo de investidores estrangeiro que também passariam a integrar o novo bloco acionário da instituição”, afirmou.

“Sobre essa transação, disse que iria realizar naquela mesma tarde reunião por videoconferência com representantes do Departamento de Organização do Sistema Financeiro para informar que estariam, naquela mesma data, protocolando o contrato de intenção de compra e venda para o início do processo de autorização junto ao BCB. Por fim, informou que esperava assinar o contrato de alienação da Will Financeira no dia 18 de novembro de 2025 e que estava trabalhando para anunciar até o final da semana a venda do Banco Master de Investimentos”, citou o representante do BC.

A Justiça Federal determinou a prisão de Vorcaro, outros executivos investigados, além do afastamento do então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. O Banco Central determinou a liquidação extrajudicial do Banco Master, encerrando qualquer negociação.

Sair da versão mobile