Depois de visitar o Pão de Açúcar, o Maracanã, a Praia de Copacabana, a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor, chegou a hora de o príncipe William conhecer o Museu do Amanhã, local eleito por ele para acolher a quinta cerimônia de premiação do Prêmio Earthshot, realizada na noite desta quarta-feira (5/11). Em junho deste ano, o herdeiro do trono britânico revelou que o monumento sediaria o evento voltado à proteção do meio ambiente e à sustentabilidade.
Considerada o compromisso mais importante da agenda do príncipe durante a passagem pelo Rio de Janeiro, a solenidade de premiação será um “momento de celebração, destacando o impacto de vencedores e finalistas anteriores”, segundo o Palácio de Kensington em comunicado. Em discurso ao longo da cerimônia, William disse que deseja, também, “inspirar jovens ao redor do mundo” para que possam criar projetos ambientais inovadores e se tornarem futuros vencedores do Prêmio Earthshot.


Ao chegar ao Museu do Amanhã, o príncipe William foi recepcionado pela Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. Ao som da bateria, o futuro rei do Reino Unido beijou a bandeira da agremiação. Em seguida, demonstrou surpresa com a riqueza de detalhes das vestimentas das passistas e baianas.



O príncipe William beija a bandeira
Nina Quintana/Metrópoles
William observa a bandeira
Nina Quintana/Metrópoles
O herdeiro do trono foi recepcionado pela escola de samba
Nina Quintana/Metrópoles
Chegada do príncipe William à premiação
Nina Quintana/Metrópoles
O papel de mestre de cerimônias da premiação ficou sob a responsabilidade do apresentador Luciano Huck. Ícones da música nacional e internacional subirão ao palco do evento, como Anitta, Gilberto Gil, Seu Jorge, Kylie Minogue e Shawn Mendes. Celebridades como Cafu, Gisele Bündchen, Txai Suruí, Sebastian Vettel e Rebeca Andrade confirmaram presença no “Oscar da Sustentabilidade”, realizado pela primeira vez em um país da América Latina.
“Sua alteza real se juntará a inovadores, formuladores de políticas públicas e talentos internacionalmente renomados para celebrar o grupo de 15 finalistas globais de 2025 antes do anúncio dos cinco vencedores”, relatou o palácio.

Cada um dos ganhadores levará 1 milhão de libras esterlinas, que corresponde ao montante de R$ 7 milhões. Na nota oficial, anunciaram o retorno do green carpet do Prêmio Earthshot, espaço em que ocorre a apresentação de iniciativas inovadoras sobre moda sustentável. Pelas estimativas dos organizadores, a premiação no Museu do Amanhã será transmitida para 34 milhões de pessoas no Brasil e no Reino Unido. “Audiência sem precedentes”, descreveram os responsáveis.
“Essa será a maior audiência televisiva da história do Prêmio Earthshot, amplificando as histórias dos vencedores ao redor do mundo como nunca antes”, pontuou o Palácio de Kensington em comunicado. Uma versão do evento no Museu do Amanhã ficará disponível, a partir deste sábado (8/11), na plataforma BBC iPlayer. Esse é o último compromisso do príncipe pela Cidade Maravilhosa. Nesta quinta-feira (6/11), ele se despede do Rio de Janeiro para ir a Belém (PA), onde participará de uma reunião da COP30.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.



