Portal Estado do Acre Notícias

William faz discurso histórico em evento com parceria da PF e Interpol

william-faz-discurso-historico-em-evento-com-parceria-da-pf-e-interpol

William faz discurso histórico em evento com parceria da PF e Interpol

Depois de visitar a Baía de Guanabara e conferir os projetos de preservação das águas e da vida selvagem dos manguezais, o príncipe William marcou presença na Cúpula do Programa United for Wildlife, na tarde desta terça-feira (4/11). Realizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a Interpol, a Polícia Federal e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o evento ocorreu no Píer Mauá, situado no centro do Rio de Janeiro.

Leia também

No evento, o membro da realeza britânica fez um discurso histórico. Entre os participantes do evento, estiveram representantes do setor privado, doadores, lideranças indígenas e comunitárias. A reunião buscou impulsionar ações de combate aos crimes ambientais, incluindo o tráfico de animais silvestres.

5 imagensFechar modal.1 de 5

O príncipe William na Cúpula do Programa United for Wildlife

Ian Vogler – Pool/Getty Images2 de 5

O herdeiro do trono foi recebido por lideranças indígenas

Ian Vogler – Pool/Getty Images3 de 5

O futuro monarca conversou com líderes de povos indígenas

Ian Vogler – Pool/Getty Images4 de 5

William cumprimenta garoto brasileiro

Ian Vogler – Pool/Getty Images5 de 5

O integrante da realeza recebe presente

Ian Vogler – Pool/Getty Images

De acordo com comunicado do Palácio de Kensington, a cúpula teve como destaque “reconhecer que crimes ambientais não são apenas uma questão de conservação, mas uma ameaça crítica à estabilidade global, à governança e à resiliência climática”. O Programa United for Wildlife foi criado pelo príncipe William e pela Royal Foundation, em 2013.

Considerada “uma aliança global sem precedentes”, a iniciativa une a potência do setor privado, forças de segurança, governos e organizações sem fins lucrativos. Juntos, comandam a realização um trabalho em conjunto para aumentar a agilidade nas respostas e gerar conscientização. Outro ponto abordado envolve a identificação, interrupção e prevenção de casos de tráfico ilegal de animais selvagens.

O príncipe William fez um discurso histórico na cúpula
Momento em que William é presenteado por liderança indígena

Conforme a mensagem do Palácio de Kensington, a cúpula deste ano focou em duas abordagens principais, sendo a primeira destacar a questão dos crimes ambientais. O outro enfoque foi direcionado a amplificar as vozes dos povos indígenas e das comunidades locais, que “desempenham um papel vital como defensores do planeta.”

Até então, em mais uma década de Programa United for Wildlife, houve avanços significativos no combate a esse tipo de crime. Para conscientizar o máximo de pessoas, a iniciativa lançou uma série documental em seis partes, com enfoque em redefinir a compressão sobre o trabalho dos “guardiões ambientais” em todo o mundo e o quanto essa atuação se tornou essencial para a proteção da natureza.

Engajado na causa ambiental, William está no Brasil desde a manhã dessa segunda-feira (3/11). O príncipe veio ao país para a cerimônia de premiação do Prêmio Earthshot, a ser realizada nesta quarta-feira (5/11), no Museu do Amanhã. Criada em 2020, a iniciativa visa encontrar e reconhecer soluções inovadoras para problemas ambientais urgentes.

O príncipe com a jornalista Maju Coutinho

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Sair da versão mobile