A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará foi eleita a melhor zona franca do mundo na edição 2025 do Global Free Zones of the Year, promovido pela fDi Intelligence, publicação especializada em investimentos estrangeiros associada ao jornal britânico Financial Times. A zona franca cearense também conquistou o prêmio de Global Industrial Free Zone of the Year, consolidando a liderança no segmento industrial.
O júri da premiação destacou a ZPE Ceará pela estratégia diversificada de atração de investidores, crescimento do espaço ocupado, geração de empregos diretos e pela construção de confiança com stakeholders locais.
“Essa conquista da ZPE Ceará como melhor zona franca do mundo é um marco para o Complexo do Pecém. É resultado de um trabalho sério, de uma operação eficiente e de uma equipe altamente capacitada. A gente já vinha observando um crescimento expressivo, com aumento de movimentação, atração de novos negócios e reconhecimento internacional. Agora, com esse prêmio, o mundo confirma aquilo que já vínhamos percebendo aqui dentro: a ZPE Ceará está no topo.”
Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém
A chegada ao ponto mais alto da premiação veio de forma meteórica, pois a ZPE cearense entrou apenas em 2024 no top10 das zonas francas avaliadas na relação divulgada anualmente pela fDi Magazine. Sendo vencedora das Américas na categoria “Zonas de Inovação” e recebeu o selo de “altamente recomendada” em “Zonas Sustentáveis”.

“Essa distinção coloca ainda mais o nosso Ceará no centro das atenções do cenário internacional de investimentos. É prova de que nosso trabalho consistente vem gerando resultados sólidos.”
Fábio Feijó, presidente da ZPE Ceará
Tendo completado, no último mês de agosto, 12 anos de atividades, a ZPE Ceará vem, ao lado do Porto do Pecém, se consolidando como um polo estratégico para a indústria e exportações, atraindo investimentos nacionais e internacionais e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.

