Celebração da morte de Jesus
Muito tempo atrás, Deus revelou uma mensagem a um profeta. Deus disse que um dia as pessoas vão viver em harmonia com a natureza. Ninguém vai ficar doente. As famílias vão construir suas próprias casas, tirar seu sustento da terra e ficar muito satisfeitas com seu trabalho. — Isaías 11:6-9; 35:5, 6; 65:21-23.
Como podemos ter certeza que isso vai acontecer? Jesus fez milagres para mostrar às pessoas que o mundo inteiro vai ser bom assim. Ele também morreu por nós. Por causa da morte dele, a tristeza vai deixar de existir e todas as promessas de Deus vão se cumprir. A morte de Jesus foi tão importante que ele mandou seus discípulos se reunirem todos os anos para lembrar da morte dele. — Lucas 22:19, 20.
Pelo calendário usado nos tempos bíblicos, o dia da morte de Jesus vai cair neste ano na terça-feira, dia 11 de abril. As Testemunhas de Jeová convidam você para estar com elas nessa data e aprender como a morte dele pode ajudar você e sua família.
As Testemunhas de Jeová convidam toda a comunidade tarauacaense para estar presente a Celebração da morte de Cristo. 
Evento bíblico gratuito dia 11 de Abril, em dois horários:
18 às 19h ou das 19:40h às 20:40h
No Salão do Reino das Testemunhas de Jeová na entrada do Bairro Avelino Leal (Bairro Novo) 
MAIS

    5 dicas para sobreviver às festas de fim de ano sem sabotar sua dieta

    Por

    As festas de fim de ano são cheias de momentos deliciosos, mas também podem ser um grande desafio para quem está tentando manter a dieta e a saúde em dia.

    Leia também

    Para ajudar você a aproveitar as confraternizações sem comprometer seus objetivos, reunimos 5 orientações essenciais que, quando seguidas com consciência, permitem um equilíbrio perfeito entre celebração e cuidado com o corpo. Anote!

    1. Planejamento do dia e das refeições: antecipação é a chave

    Antes de sair para uma festa, pense no seu dia de forma estratégica. Planeje suas refeições com antecedência, para evitar decisões impulsivas e excessos. Se sabe que vai ter um jantar mais pesado, tente manter o resto das suas refeições mais leves e equilibradas. Por exemplo, se seu almoço for mais nutritivo e com baixo teor calórico, você poderá desfrutar da ceia com mais liberdade, sem sentir culpa.

    Além disso, se você tem várias confraternizações programadas, pense também em como equilibrar os dias. Um bom planejamento ajuda a controlar o consumo de calorias ao longo da semana, evitando acumular excessos e prejudicar o corpo.

    8 imagensFechar modal.1 de 8

    O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória

    Getty Images2 de 8

    Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais

    Getty Images3 de 8

    Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável

    Getty Images4 de 8

    Praticar atividade física é essencial

    Getty Images5 de 8

    Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz

    Getty Images6 de 8

    O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono

    Getty Images7 de 8

    Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias

    Getty Images8 de 8

    Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado

    Getty Images

    2. Mapeie as opções disponíveis no evento

    Quando chegar ao evento, dê uma olhada rápida na mesa de alimentos e identifique as opções mais interessantes. Muitas festas têm uma grande variedade de pratos, e nem tudo precisa ser comido. Procure por saladas, vegetais, proteínas magras, e evite cair na tentação de frituras e petiscos pesados logo de cara. Isso vai ajudar a fazer escolhas mais conscientes e evitar que você se sinta “obrigado” a comer tudo. Mesmo que você opte por opções menos saudáveis e mais calóricas, faça escolhas com consciência, considerando o que você realmente faz questão de comer.

    3. Técnica do prato pequeno + coma devagar e saboreando

    Um truque simples, mas poderoso, para evitar excessos é utilizar pratos menores. Isso ajuda a controlar a quantidade que você serve e ainda engana o cérebro, que pensa que está comendo mais. Além disso, aproveite a refeição com calma: coma devagar, saboreando cada mordida. Isso vai fazer com que você se sinta mais satisfeito com menos comida e, de quebra, melhora a digestão. Preste atenção em como você está se sentindo durante a refeição e pare assim que começar a perceber que está satisfeito — não espere até estar completamente cheio.

    4. Cuidado com o excesso de bebida alcoólica, e sempre alterne copos de água

    6 imagensFechar modal.1 de 6

    Para começar a cozinhar, comece com receitas simples, leia a receita atentamente e siga o passo a passo

    Getty Images2 de 6

    Mantenha a organização na cozinha, utilizando utensílios básicos e garantindo que facas estejam afiadas

    Getty Images3 de 6

    Além disso, preaqueça panelas e fornos e use fogo baixo para evitar queimar os alimentos, e preste atenção aos sinais da comida, como cheiro e cor

    Getty Images4 de 6

    Separe e meça todos os ingredientes antes de acender o fogo. Isso evita que você perca tempo procurando algo no meio do preparo

    Getty Images5 de 6

    Para iniciantes, o fogo baixo ou médio é ideal, pois dá mais tempo para reagir e evitar que a comida queime

    Getty Images6 de 6

    É normal que as primeiras tentativas não sejam perfeitas. Cozinhar é um processo de aprendizado

    Getty Images

    É muito fácil se empolgar com os drinks e perder a noção da quantidade consumida. O álcool tem muitas calorias e pode fazer com que você perca o controle sobre as escolhas alimentares. Se decidir beber, prefira opções mais leves, como vinho ou drinks sem açúcar. E lembre-se de intercalar cada copo de bebida alcoólica com um copo de água. Isso não só ajuda a controlar a quantidade de álcool ingerida, como também mantém seu corpo hidratado, evitando que você tenha ressaca e se sinta excessivamente inchado no dia seguinte.

    Além disso, lembre-se que, ao beber em excesso, o metabolismo fica mais lento e as decisões alimentares tendem a ser menos controladas. Mantenha o foco, e a diversão será muito mais gratificante sem sacrificar seu corpo!

    5. Não abra mão da sua rotina, mesmo nas férias: continue praticando exercícios

    O fim de ano não é desculpa para abandonar a rotina de exercícios. Se você já está acostumado a se exercitar, tente manter suas atividades físicas durante as festas. Pode ser um passeio com a família, uma caminhada após o almoço, ou uma sessão curta de treino em casa. Manter o corpo ativo ajuda a equilibrar as calorias extras, além dos outros inúmeros benefícios que já conhecemos: melhora do humor, fortalecimento da imunidade, aumento da disposição… a lista é gigante!

    Seguindo essas 5 orientações práticas, você pode aproveitar as festas de fim de ano sem sobrecarregar seu corpo ou acumular quilos extras. Com um pouco de planejamento, escolhas inteligentes e equilíbrio, as festas podem ser tanto uma celebração para o espírito quanto para o corpo. Não é necessário abrir mão dos momentos especiais, mas tome decisões conscientes.

    (*) Juliana Andrade é nutricionista formada pela UnB e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Escreve sobre alimentação, saúde e estilo de vida

    Sair da versão mobile