A chamada “Teoria dos Pássaros” está bombando nas redes sociais, sobretudo no TikTok. E enquanto inúmeros usuários afirmem que todo relacionamento precisa passar pelo teste — e ser reavaliado de acordo com o resultado — muita gente ainda não sabe do que se trata.
Leia também
-
7 posições sexuais para ressuscitar o tesão em relacionamentos longos
-
O que é agamia, novo tipo de relacionamento que cresce entre jovens
-
Acabou: descubra como cada signo reage ao fim de um relacionamento
-
Os signos que precisam de mais paciência no relacionamento este mês
A trend consiste em contar uma história fictícia sobre um pássaro para o parceiro e, claro, filmar a reação. A maioria das pessoas aplicando a teoria são mulheres, que começam a comentar com o amado sobre ter visto um passarinho enquanto estava fora de casa.
O objetivo é descobrir o quanto a pessoa está interessada no seu dia, mesmo quando você está falando sobre algo tão trivial quanto o avistamento de um pássaro. Se o parceiro fizer perguntas sobre o momento e demonstrar interesse no animal, isso quer dizer que ele está realmente engajado no relacionamento.
Os que não ligam ou ignoram o comentário seriam os que não se importam tanto com a pessoa com quem estão. Mas qual será o nível de verdade ou precisão da teoria? E ela realmente pode revelar algo sobre a saúde do seu relacionamento?



Estar em um relacionamento saudável envolve uma troca de confiança
Getty Images
Atualmente, existem diversos tipos de relações, monogâmicas ou não
Getty Images
Cada vez mais pessoas se sentem confortáveis para explorar novos tipos de relacionamento
Getty Images
Entretanto, a geração Z parece ainda ser majoritariamente monogâmica
Getty Images
Pesquisas mostram que dormir com a parceria pode melhorar o sono e o bom-humor
Getty Images
Boletos e trabalho acabam com o tesão do brasileiro, segundo pesquisa
Getty Images
Justin Lehmiller, pesquisadora do Kinsey Institute e responsável pelo podcast Sex and Psychology comentou em entrevista a Newsweek que sim, testes desse tipo tem potencial de revelar verdades sobre uma relação, mas que é necessário ter cautela sobre como eles são feitos e na interpretação dos resultados.
“Se você faz um teste de atenção em um momento em que seu parceiro está super ocupado, estressado ou exausto, uma resposta não tão animada pode não ser um diagnóstico de como ele se sente no relacionamento ou com você. Pode ser apenas o reflexo de que ele está sobrecarregado”, comenta a especialista.
E este não é o único cuidado necessário. Se você sente que precisa testar seu parceiro ou relacionamento, talvez seja necessário se perguntar por que.
“Algumas vezes já sabemos que algo está off no relacionamento. Em outras, podemos estar ansiosos ou inseguros e querer apenas uma confirmação de que está tudo bem.”, explica. No segundo caso, no entanto, as pessoas começam a fazer testes constantes e isso pode acabar atrapalhando o relacionamento e criando um problema que não existia.
“Se você quer ou sente que precisa testar seu parceiro, isso diz mais sobre você do que sobre o outro”, comenta.
Além da análise real sobre os relacionamentos, a trend rendeu vídeo divertidos que tiveram milhões de visualizações, como do rapper Yung Gravy, que respondeu sua namorada Ari Kystsya de forma entusiástica. Veja o vídeo que já teve mais de 5 milhões de visualizações.
@notburnttoasthehe congrats
@Yung Gravy
♬ original sound – Ari Kytsya





