Caetano Veloso, que completou 83 anos este ano, continua a ser mais do que um cantor e compositor: ele é um “crítico e pensador”. A presença nos palcos e a obra revelam uma “arquitetura intelectual” moldada por seis décadas de observação intensa da identidade e dos dilemas do Brasil.
A longevidade do artista é notável. Com saúde em dia, ele chega aos 83 anos em plena atividade, fazendo show e alinhado com a nova era dos festivais.
Há sinais de que ele pode cruzar a fronteira dos 90 anos ainda nos palcos, algo que ele encara com a serenidade de quem transformou a inquietude em arte.
Caetano se vê como uma “antena que captou na obra os anseios e gozos do país atuando como um cronista sensível da vida pública”.
A lucidez sobre os problemas nacionais o leva a ter um compromisso com a utopia. Para ele, é essencial “melhorar muita coisa para suportar a loucura do mundo”.
Leia também
-
Minimalismo sagrado: contradição estética de Caetano Veloso em “Joia”
-
“London, London”: o retrato de Caetano Veloso no exílio
-
Transa: o álbum que Caetano Veloso fez no exílio e virou obra-prima
-
“Irmãos do mundo”: Caetano e Bethânia celebram indicação ao Grammy
Esse compromisso se reflete na análise sobre a política contemporânea, onde ele acredita que a “maturidade política do país depende da capacidade de mobilização e diálogo da sociedade”. Ele inclusive participou de um ato contra a anistia aos golpistas de 8 de janeiro, sentindo a energia harmônica daquela gente.
A mente do artista, sempre à frente da vanguarda estética, também se debruça sobre as novas tecnologias. Caetano confessa que a inteligência artificial o “fascina um pouco e amedronta muito”.
Essa dualidade aparece na obra mais recente, no álbum “Meu Coco” (2021), em que a canção “Anjos Tronchos” reflete criticamente sobre os “anjos já mi ou bi ou trilionários” que influenciam o mundo digital.
No Estilo Brasil, o público irá a um encontro com um artista múltiplo, que continua a ensinar-nos a “abrir os ouvidos para a música do nosso tempo”.
O Festival Estilo Brasil é apresentado pelo Banco do Brasil Estilo, com patrocínio do governo federal e dos cartões BB Visa, e realização do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.
Programação
Caetano Veloso
11 de dezembro
Liniker
14 de dezembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções
Ingressos: Bilheteria Digital
